Aberto há mais de 30 anos, o restaurante Velho Mirante aposta no receituário tradicional alentejano durante a segunda quinzena de julho.
Corpo do artigo
Tem mais de trinta anos de portas abertas, tornando-o numa das casas clássicas da Pontinha. Desde o arranque, a cozinha tradicional portuguesa mantém-se como o leme do Velho Mirante, que no ano passado entrou numa nova fase, sob a alçada de Pedro Reis, servindo à mesa um olhar renovado sobre os sabores tradicionais do nosso receituário.
Para assinalar o primeiro aniversário sob nova gerência, o Velho Mirante organiza agora o Festival Alentejano, trazendo para a fila da frente pratos típicos desta região, durante a segunda quinzena de julho. De 15 a 31 de julho, servem-se propostas como lombinhos de porco preto com migas de enchidos (15 euros), carne de alguidar com migas de poejos (16 euros) ou arroz de perdiz em escabeche (18 euros).
Nas sopas desta iniciativa, destaque para a sopa de bacalhau à alentejana (nove euros), com o ovo escalfado e os coentros a juntarem-se ao fiel amigo lascado, e a clássica sopa de cação (16,50 euros). A sericaia com ameixa d'Elvas (seis euros) é uma das sobremesas deste Festival Alentejano. Propostas para provar no interior ou na esplanada desta casa, inserida num edifício histórico que soma três séculos, na porta 2 da Rua de Santo Eloy.
Para ajudar às celebrações, o Velho Mirante aposta numa campanha especial nestas datas: nas refeições de valor igual ou superior a 50 euros, e mediante consumo de um mínimo de dois pratos da carta do festival, há vinho ou sangria à descrição, sem custo adicional. A oferta está disponível de segunda a quinta ou domingos ao jantar.