Oficinas sobre lã, visitas a pastos e a fábricas, passeios, concertos, e um jantar comunitário são algumas das atividades da terceira edição do Lãnd – Wool Innovation Week. Entre 24 de maio e 1 de junho, Manteigas, Serra da Estrela, é mais uma vez palco para a divulgação desta matéria-prima.
Corpo do artigo
O Lãnd – Wool Innovation Week, organizado pelo município de Manteigas e pela ADIRAM - Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, quer valorizar esta matéria-prima, património com forte potencial criativo em áreas como a moda, a arquitetura ou o design de interiores e de equipamento.
O evento quer ser também o mote para chamar ao território linguagens e práticas contemporâneas nas quais a lã assume um papel de destaque. Esta é uma festa que vai ocupar toda a vila, tanto nas ruas como nas unidades fabris Burel Factory e a Ecolã, e nas pastagens onde são criadas as ovelhas das raças Bordaleira e Churra Mondegueira da Serra da Estrela.
A programação, este ano com a curadoria da designer Sara Lamúrias, começa este fim de semana. Sábado, 24, há visitas guiadas ao pasto às dias fábricas. Será ainda inaugurada a exposição Lãnd, na renovada Casa do Povo de Manteigas, agora Casa Lãnd.
No domingo decorre, de manhã, a oficina de feltragem a seco, utilizando a lã da Serra da Estrela, com a artesã ucraniana a viver em Portugal, Hanna Buyarska. À tarde acontecem as Lãnd Talks com a estilista Alexandra Moura e com Inês Sousa e Rui Dias do gabinete NOZ Arquitetura. Tiago Pereira irá apresentar “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”, um projeto que visa “contar histórias, divulgar uma cultura, criar ambientes sonoros, desconstruir preconceitos e purismos, cruzar públicos”. Ao final da tarde, na Casa Lãnd ecoam as vozes das mulheres e dos homens dos campos com o Coro da Cura.
A programação prossegue até dia 1 de junho com oficinas artísticas e pedagógicas, ilustrações com burel com Catarina Silva, passeios laneiros pela vila, concerto de olhos vendados com o documentarista e colecionador de sons da natureza Luís Antero e ainda as conversas com o designer de interiores Hugo da Silva, com Kathi Stertzig, do estúdio de design The Home Project Design Studio, e João Cortes, do gabinete de arquitetura Open Book.
PROGRAMA COMPLETO: land-week.com