A partir de 19 de agosto, e até 24, a capital é anfitriã de mais uma edição do Festival Internacional de Magia de Rua de Lisboa. O evento, sob a direção artística de Luís de Matos, conta com 175 espetáculos com artistas de vários cantos do mundo, distribuídos por diversos pontos da cidade.
Corpo do artigo
O Festival Internacional de Magia de Rua de Lisboa assinala a sua 13º edição já no dia 19 de agosto, prolongando-se até ao domingo seguinte, 24. Para Luís de Matos, responsável pela direção artística do evento, "continua a ser uma maneira eficaz e surpreendente para, no espaço público, unir diversas pessoas, de diversas origens e idades", refere em entrevista à Evasões.
Para o ilusionista português, "é muito difícil encontrar uma linguagem artística que tenha um público tão vasto e transversal como a magia, ou, em concreto, a magia que acontece em espaço público", sendo esta uma das razões da atratividade deste evento.
O festival, realizado no âmbito do programa "Festas de Rua" da Lisboa Cultura, conta com 15 artistas oriundos de 11 países, convidados pelo próprio ilusionista português. "Procuramos artistas com imensa qualidade, que sejam dignos representantes de uma certa contemporaneidade da magia e que não pertençam a uma imagem estereotipada do passado", declara.
Nomes como Alessandro Alegria e Mágico Turra, de Itália, Billy Kidd, oriunda do Canadá, Joaquin Matas, mágico de Espanha ou James James, vindo de Inglaterra, são alguns dos confirmados.
Apesar da importância dada aos artistas convidados, Luís de Matos ressalva que estes são coprotagonistas do evento: "Os artistas dão o pontapé de saída, mas no final a história de cada representação resulta dessa interação [entre] público-artista e público-público".
Os 175 espetáculos programados estão distribuídos por 12 locais da capital portuguesa: Alameda dos Oceanos, Arco da Rua Augusta, Jardim Avelar Brotero, Jardim da Estrela, Jardim Fernando Pessa, Jardim Museu Lisboa, Largo do Carmo, Largo do Chiado, Palácio Baldaya, Parque Bensaúde, Praça do Município e Praça Luís de Camões.
A preparação para a 13º edição do Festival Internacional de Magia de Rua de Lisboa começou já no final da edição do ano passado, como aliás é prática desde 2006. As razões são fáceis de explicar: "Como em cada ano conseguimos superar as expetativas, começamos de imediato a procurar e reservar artistas, alguns com dois anos de antecedência", revela Luís de Matos.
O festival é, como refere o ilusionista, uma forma de valorizar a área profissional da magia em Portugal, a nível nacional e internacional. "Quanto mais expostas as pessoas forem a este tipo de espetáculos, maior o pensamento crítico e a compreensão desta arte e maior a valorização", explica.
Os espetáculos têm início pelas 11 horas em cada um dos dias assinalados e prolongam-se até à noite, de forma totalmente gratuita. A programação completa pode ser consultada aqui.