Rossio Gastrobar: há novos e frescos pratos para provar no terraço panorâmico de Lisboa
Entre as novidades do chef João Correia para os meses quentes estão o tártaro de novilho, o ceviche de corvina, as yakitori de porco preto, o cachorro folhado com kimchi e o "borrego de verão".
Corpo do artigo
Já em criança, muito antes de sonhar que viria a ser chef, familiarizou-se com a importância da qualidade do produto. No Cartaxo, o avô Joaquim tomava conta do seu pomar, da horta e da vinha, e a avó Natália ia vender depois os ingredientes frescos no tradicional Mercado de Santana. Uma preocupação que João Correia carrega até aos dias de hoje, à frente do Rossio Gastrobar, o restaurante, bar e terraço situado no topo do Altis Avenida Hotel, que acaba de renovar a sua carta, afinada para receber os meses quentes.
Com vista panorâmica sobre a Lisboa pombalina, o Convento do Carmo, o Tejo e o Castelo de São Jorge, as visitas aqui fazem-se sem pressões horárias, já que a cozinha e o bar funcionam ao longo de toda a tarde, não encerrando entre almoço e jantar. Na espinha dorsal do Rossio Gastrobar está o produto de época, manuseado com inspirações variadas, ora o receituário nacional, ora técnicas de alta cozinha francesa, ora combinações menos óbvias. "Queremos que cada prato seja uma descoberta", explica João Correia, ribatejano de 41 anos que leva duas décadas dedicadas à gastronomia.
Os pastéis de massa tenra, com recheio de vitelão, são os únicos que transitam da carta antiga. Entram agora em ação as tarteletes de milho com puré de abacate e compota de tomate; as ostras vindas do Sado, ao natural ou com leche de tigre; e as yakitori, as espetadas japonesas, de porco preto com molho barbecue. Fresco é o novo tártaro de novilho maturado, temperado com cebola roxa e alcaparras, e com cheddar curado a 18 meses ralado por cima; e também o ceviche de corvina com molho de cebolinho e tostas.
Na nova carta cabem ainda propostas como o cachorro folhado com kimchi, guloso na vista e na boca, com salsicha picante de porco preto alentejano; o hamachi (ou lírio de cauda amarela, peixe japonês) na grelha, com azeite, lima e coentros; o polvo grelhado a carvão, apresentado em espetada, com húmus e pimentos vermelhos assados no forno; e o "borrego de verão" do chef, mais leve para os dias quentes, um carré acompanhado no prato com pesto feito com salsa, parmesão e lima.
Nos doces, um dos destaques é o quindim. "Gosto muito de quindim, mas é muito doce para o verão. Aqui, transformei-o numa versão mais fresca", explica o chef, que juntou uma sopa de maracujá, coco torrado e gelado de coco à sobremesa.
Para acompanhar, a garrafeira da casa tem umas boas dezenas de referências vínicas, mas importa ainda falar da mixologia, a cargo de Flavi Andrade, um dos nomes fortes da nossa coquetelaria, eleita Melhor Barmaid do Ano 2024 no Lisbon Bar Show. Uma das criações da carta de cocktails é o Expresso Além do Tejo, que junta rum, licor de laranja, infusão de bolota e biscoito de bolota.
Rossio Gastrobar
Rua Primeiro de Dezembro, 118, Lisboa
Tel.: 210440018
Web: rossiogastrobar.com
Das 12h30 às 00h. Encerra segunda e terça.
Preço: snacks desde oito euros; bowls desde 14 euros; pratos desde 25 euros; menu de degustação a 60 euros, sem vinhos.