"Jantares Desassossegados" no Bairro Alto Hotel mostram diferentes cozinhas do País

O chef Júlio Pereira (à frente) na companhia da equipa de cozinha de Fábio Pereira (à direira), no BAHR.
Foto: João Figueiredo
Ciclo "Jantares Desassossegados" no restaurante BAHR & Terrace junta, desde novembro, o chef executivo da casa, Fábio Pereira, a nomes convidados, com provas dadas na arte de cozinhar. Júlio Pereira, do Kampo, no Funchal, foi o penúltimo chef do calendário, que termina a 19 de fevereiro com Diogo Caetano, do Terruja.
Depois de David Barata, do restaurante algarvio Austa, em Portimão, e de Michele Marques, do alentejano Gadanha, Estremoz, foi a vez de o chef Júlio Pereira, do restaurante Kampo, no Funchal, se juntar a Fábio Pereira para assinarem, a quatro mãos, um menu de degustação no BAHR & Terrace. O jantar, o terceiro do ciclo "Jantares Desassossegados" (cujo nome se inspirou diretamente na obra de Fernando Pessoa) aconteceu dia 15 de fevereiro, e reforçou aquele que o anfitrião considera já ser um "balanço muito positivo" do evento gastronómico.
"Podermos sair da ilha e trazê-la numa mala, podendo partilhar a paixão que temos pela nossa ilha, é sempre uma oportunidade bem-vinda. Somos ilhéus e isso significa estar longe e sermos solitários, por isso, trazer o Kampo a Lisboa é sempre bom. Mostrar às pessoas o que fazemos é sempre importante", afirmou o chef convidado à Evasões, minutos antes de os participantes serem servidos com um cocktail elaborado com ingredientes da Madeira. "A ideia foi convidar chefs que partilham a mesma visão da gastronomia que temos no BAHR", adiantou Fábio.


Os menus, ritmados em oito momentos, incluem três snacks, um couvert, uma entrada, pratos de peixe e carne e sobremesa. Cada chef convidado recebe "carta branca" de Fábio Pereira na hora de escolher que pratos procura apresentar, já que a ideia é divulgar o trabalho de cada uma das cozinhas, que de alguma forma incorporam inspirações, produtos e receituário das regiões onde estão instaladas. Dos pratos do chef Júlio Pereira, o destaque foi o peixe-espada curado, grelhado e fumado com puré de batata-doce, beurre blanc, banana assada e tangerina.
Do menu do Kampo, o profissional - coadjuvado por Carlos Gonçalves, como chef executivo do grupo, que inclui também o restaurante Ákua - trouxe também um corneto de atum, produto da Madeira, com temperos asiáticos; uma bola-de-Berlim com farinheira, cogumelos e mousse de azeite de trufa; e truta salmonada e fumada com mousse de maracujá, espirulina e cebola frita. "Os chefs que convido e que aceitam o desafio têm prioridade na escolha dos pratos, para que se sintam bem acolhidos, estando longe de casa. Em função disso, escolho pratos do menu do BAHR", explicou o chef de 33 anos Fábio Pereira, que já está há um ano e meio no hotel.

O chef Fábio Pereira, do BAHR & Terrace.

Diogo Caetano (na foto) vem do Terruja como último convidado.
Já as sobremesas ficaram ao cuidado do novo chef de pastelaria do Bairro Alto Hotel, Guilherme Santana, que propôs uma sobremesa de amêndoas e mel e petit fours de ananás dos Açores com miso. para acompanhar o café. A pedido, cada menu do ciclo "Jantares Desassossegados" pode ser harmonizado com vinhos sugeridos pela equipa do restaurante, com um custo extra. O ciclo de jantares a quatro mãos terminará com a participação do chef Diogo Caetano, do restaurante Terruja, em Alvados (Porto-de-Mós), no Ribatejo, a 19 de fevereiro.
"Quisemos oferecer a possibilidade de viajar por Portugal e pelo melhor dos seus sabores. A homenagem a Lisboa, ao bairro do Chiado, e às artes da mesa e do convívio esteve na origem desta iniciativa gastronómica. Mas esta é também uma forma de trazer nova dinâmica ao restaurante, proporcionando a quem janta connosco a oportunidade de descobrir e saborear iguarias de outras regiões de Portugal", afirmou Fábio Pereira, chef do Bairro Alto Hotel. O BAHR & Terrace, aberto aos passantes, situa-se no quinto piso do boutique hotel de luxo.
BAHR & Terrace
Praça Luís de Camões, 2 (Chiado)
Tel.: 213408288
Web: bairroaltohotel.com
Almoço, das 12h30 às 15h30 (seg. a sex.); brunch, das 12h às 16h (domingos e feriados); jantar, das 18h30 às 00h.
Preço médio, à carta, sem bebidas (ao jantar): 75 euros
Preço "Jantares Desassossegados": 115 euros sem pairing; 160 euros com pairing

