Juntos pela primeira vez no ecrã, Marlene Vieira e João Sá são os anfitriões de "Prova de Amizade", o novo programa do canal Casa e Cozinha. A cada episódio, há convidados mistério para os quais o casal de chefs tem de preparar uma refeição.
Corpo do artigo
Ele não resiste a uma muamba, um bacalhau à Brás, um arroz-doce ou um boca-negra (ou cantarilho) na grelha. Ela perde-se por arroz, marisco e bacalhau. Agora, com a estreia de "Prova de Amizade", o novo programa de culinária do canal Casa e Cozinha, Marlene Vieira e João Sá têm como missão cozinhar refeições do agrado de convidados surpresa, cuja identidade vão descobrindo momentos antes, através de pistas ou jogos.
A primeira temporada, que se estreou a 20 de junho, tem 10 episódios de 45 minutos, cada um com uma dupla de figuras públicas a visitar a cozinha do casal de chefs, que lideram os restaurantes estrelados de Lisboa Sála e Marlene, cada um com uma estrela Michelin. Carolina Deslandes, Júlio Isidro, Rita Blanco, Ana Guiomar, Pedro Teixeira, Joana Marques, Inês Lopes Gonçalves, Fátima Lopes, Pedro Fernandes, Soraia Chaves, Ivo Canelas, Iolanda, Luana do Bem e Guilherme Geirinhas são alguns dos nomes que terão um menu "feito à sua medida". Sobre o convidado surpresa para o qual foi mais difícil de cozinhar, os dois concordam: "O Hugo Van der Ding. Não tínhamos muita informação sobre ele e fazer um menu vegano não foi fácil".
"A comida é o fio condutor" desta produção original, explica João Sá, mas "Prova de Amizade" faz-se também de outros ingredientes. Haverá "boa comida, boas conversas e conheceremos estas personalidades de outra maneira, mais descontraída", conta o chef, que se estreia agora na condução de um programa de televisão. "Tinha acabado de abrir um restaurante no Mercado da Ribeira e foi stressante gravar logo a seguir. Os primeiros episódios foram com um nervoso miudinho, mas depois descontraí e foi muito bom", confessa Sá.
Marlene Vieira, que já vimos em formatos como "MasterChef Portugal" e "Cozinha de Chef" (este último também no Casa e Cozinha), levanta o véu sobre alguns dos pratos que vão cozinhar no arranque da temporada, como "cataplana, arroz-doce e ovos com farinheira". A chef, que este ano se tornou na primeira mulher em Portugal a vencer uma estrela Michelin, nos últimos trinta anos, fala do "Prova de Amizade" como uma "lufada de ar fresco", "divertido e autêntico". "Deixamos o nosso lado mais sério da profissão para nos deixar levar pela simplicidade de um lado mais descontraído e preparar alguns pratos para amigos, entre muita conversa e curiosidades de quem partilha esta refeição", conta.
Esta, de resto, é a primeira vez que o casal partilha o ecrã. Em casa, João Sá explica que é ele quem cozinha mais vezes. Já quando o assunto são sobremesas, o caso muda de figura. "Quem faz mais doces é a Isabel [filha do casal], com a ajuda de um de nós", diz. Já se os papéis de invertessem, e se a dupla de chefs fosse a convidada do programa, para qual dos dois seria mais difícil alguém cozinhar uma refeição ideal? "A Marlene vai dizer que sou eu", antecipa João. "Para o João, mais difícil de agradar", corrobora Marlene.
A primeira temporada de "Prova de Cozinha" estreou-se a 20 de junho, com episódios exibidos à sexta, sábado e domingo, pelas 21h25. O canal Casa e Cozinha está disponível nas posições 137 (NOS), 120 (Vodafone), 122 (MEO) e 17 (Nowo).