Em Alfama, o restaurante e bar Santa recebe os meses quentes e o Santo António com carta renovada, onde cabem agora pratos mais leves e um leque alargado de petiscos, para provar ao longo do dia.
Corpo do artigo
João Lima é de tal forma apaixonado por Alfama que não só lidera um dos restaurantes desta área, como este foi o bairro alfacinha que escolheu para viver. “Adoro Alfama! Passo todos os dias por estas ruas e continuo a admirar a sua arquitetura, a sua história, o seu ambiente. Sente-se uma energia diferente aqui”, explica o chef do restaurante e bar Santa, cuja cozinha comanda há já três anos.
A localização naturalmente movimentada traz ao restaurante, vizinho privilegiado da Sé de Lisboa, um “público muito heterogéneo” e isso reflete-se também nas inspirações do que se serve à mesa, com elementos da cozinha portuguesa contemporânea e outros que espelham outras gastronomias do mundo, sendo as cozinhas italiana, brasileira e árabe alguns desses exemplos. “Alfama é um bairro muito tradicional. A maioria dos restaurantes aqui são de cozinha tradicional. Quisemos trazer algo diferenciador”, conta o chef de 39 anos, natural de Pernambuco, no nordeste brasileiro, e que soma duas décadas ligadas à comida, a primeira das quais enquanto professor.
A chegada dos dias mais longos trouxe novos pratos, saindo de cena os ensopados e as propostas com mais molho, para dar lugar a outras “mais leves”. Outro ajuste foi a maior aposta de entradas e petiscos, até porque o Santa não encerra entre almoço e jantar, apesar de continuarem na carta os pratos principais de carne, peixe e vegetarianos.
Entre as novidades estão os croquetes de palmito com molho vegano à base de pimentos; as kaftas de picanha temperadas com ervas aromáticas, húmus de castanha portuguesa e lâminas de pepino; o risoto com mistura de cogumelos com creme dos mesmos e crocante de alho francês; a perna de pato com arroz do mesmo confitado e creme de molho fumado; ou o cachaço de porco preto com puré trufado, molho de uvas e crocante de presunto serrano.
Os dias veranis pedem também os sabores do mar, que se estende na carta em pratos como os filetes de peixe panado aromatizado com lima e acompanhados de molho tártaro; o tagliatelle de crustáceos e frutos do mar com molho de francesinha; e o polvo da casa, salteado com batatinhas, cebola roxa e chouriço, e emparelhado com arroz de brócolos. Para provar por estes dias, na esplanada ou no interior – onde se juntam 90 lugares -, há ainda uma nova sobremesa, o pudim de mirtilos com iogurte natural, calda do mesmo fruto e uma telha crocante de chocolate branco. A tempo de adoçar o Santo António.
Santa Restaurante & Bar
Rua de São João da Praça, 103, Lisboa
Tel.: 218872359
Web: santalisboa.com
Das 12h às 00h, todos os dias.
Preço médio: 35 euros