O Loko trouxe à praia do Molhe um cenário gastronómico que acolhe todas as etapas do dia com uma carta que vaido pequeno-almoço ao jantar, na linha da frente da praia.
Corpo do artigo
Aberto desde outubro, o projeto híbrido Loko é a mais recente aposta de Jorge Ramos – proprietário dos restaurantes Pimms e Tram, na baixa portuense – que já soma “quase 30 anos de restauração”, como afirma. Agora, decidiu regressar à Foz, a zona onde sempre viveu e onde, aliás, abriu o seu primeiro restaurante (o Rhino, em 1994).
O novo espaço nasce com o objetivo de acompanhar o “movimento de renovação da zona da Foz”. Com este mote, o restaurante apresenta uma ampla esplanada interior, “pensada para os momentos mais frescos”, e outra exterior, a condizer com o verão. A decoração, da responsabilidade de Jorge Cássio, imprime ao Loko um ambiente “leve e praiano, com inspirações em Formentera”, onde madeiras e palhas se misturam com tons vivos de amarelo, verde e detalhes de azul e salmão.
A carta do Loko acompanha todos os períodos do dia. Desde menus de pequeno-almoço, como a açaí bowl com iogurte, granola, fruta e um sumo natural, ao clássico continental, composto por croissant ou torrada e sumo. Há também saladas e snacks, como “smash burgers” e sanduíches. Entre os petiscos, encontram-se o crudo de salmão, o tártaro de tomate com burrata e as guiozas vegetais com molho ponzu. Os doces são variados e incluem crepes, churros com doce de leite e tiramisu.
Outro foco da ementa é a comida italiana, com propostas de pastas e risotos, como o bucatini de tomate e gambas, ou o risoto de cogumelos. Já as pizas vão desde a clássica Margherita – com molho de tomate, mozarela e azeite de manjericão – à Carbonara, com molho de tomate, mozarela, parmesão, bacon e ovo.
Há ainda pratos de conforto, tipicamente portugueses, pensados para duas pessoas, como a costela mindinha, o arroz de chocos com gambas e a açorda de bacalhau e camarão.
A oferta gastronómica, a cargo da chef Susete Barros, é, segundo Jorge, “larga para contemplar todos os gostos e horários”. De segunda a sexta-feira, está também disponível um menu executivo de almoço. Aos fins de semana, a animação é garantida com sunsets, música ao vivo e DJ sets. O Loko prepara-se ainda para celebrar o São João com uma ementa típica da festividade, pensada para ser vivida de forma diferente – na praia do Molhe, nem mais.
Loko
Esplanada do Molhe, Porto
Tel.: 221 164 624
Web: instagram.com/loko_restaurante
Das 10h às 24h. Não encerra.
Preço médio: 30 euros