
Zunzum Gastrobar, Lisboa
Foto: Manuel Manso
A segunda edição da iniciativa gastronómica já arrancou no Zunzum Gastrobar e prolonga-se até 1 de fevereiro. Ao todo, servem-se cinco receitas de francesinha no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.
Depois de uma primeira edição de sucesso em 2025 no Zunzum Gastrobar, o restaurante ribeirinho que a chef Marlene Vieira abriu há cinco anos no Terminal de Cruzeiros em Lisboa, a Semana da Francesinha está de regresso a esta casa. A iniciativa arrancou este domingo, 18, e prolonga-se ao longo de duas semanas, até 1 de fevereiro. À semelhança do ano anterior, o menu temático mantém cinco receitas variadas do popular prato portuense, com preços a oscilar entre os 18 e os 22 euros por francesinha.
A Açoriana salta diretamente da carta habitual do Zunzum para este pop-up, feita com bolo lêvedo, bife da vazia de carne açoriana, queijo São Jorge com três meses de cura, pasta de chouriço de São Miguel e molho tradicional com pimenta-da-terra. A Alentejana inclui bochecha de porco, queijo de Serpa, ervas, gema de ovo e molho tradicional; enquanto que a de Atum e Camarão é composta de pão de forma, bife de atum, um "salame" de camarão e choco, camarão e molho tradicional a regar a sandes. Serve-se ainda a Vegetariana, com brioche de alfarroba, cogumelos portobello, cebola frita, queijo flamengo, ovo e um molho vegetariano; e a Francesinha Clássica fecha o leque de cinco, com pão de forma, bife do lombo, salsicha de porco, salame, linguíça, queijo flamengo, ovo e molho tradicional.
A harmonização volta a fazer-se com cerveja artesanal, com o regresso da parceria do Zunzum Gastrobar com a cervejeira lisboeta Dois Corvos. As reservas fazem-se pelo site do restaurante ou pelo 915507870.
Ao longo do ano passado, este espaço de Marlene Vieira tem apostado em menus temporários e pontuais, como foram os casos da Semana do Marisco, da Semana do Leitão ou da Semana da Tasca, por exemplo.

Foto: Manuel Manso

