No Alentejo, vive-se ao ritmo da natureza no novo e eco-consciente Gandum Village
No boutique hotel Gandum Village, em Montemor-o-Novo, existe um Alentejo fresco e verdejante, com uma agrofloresta de hortas e pomares. O paraíso para quem valoriza a natureza e o que ela deixa colher na devida época, tal como faz o chef Miguel Araújo no Provenance.
Corpo do artigo
Quando João Almeida e Martina Wiedemar encontraram pela primeira vez este terreno na zona protegida do Monfurado, a três quilómetros de Montemor-o-Novo, tudo à volta era pastagem de ovelhas, à exceção da galeria ripícola que acompanha a ribeira do Gandum. Ao criar este hotel boutique para casais, trabalhadores remotos e famílias com crianças, o casal pôs em prática as aprendizagens de um mestrado em desenvolvimento sustentável com foco na alimentação e na sustentabilidade, regenerando os solos numa agrofloresta de pelo menos 50 mil novas árvores.
A agrofloresta ocupa dois hectares e meio de 14 totais. A propriedade manteve o olival antigo e o tanque, aqueduto e alcaçaria (agora coworking) onde se curtiam peles há 300 anos. “O nosso objetivo financeiro é produzir árvores de fruto” - figo, pêssego, maçã, alperce, pêra, romã, entre muitos outros -, assim como ervas aromáticas, explica João. As linhas de produção agregam os vários cultivos, que se equilibram mutuamente em diferentes estratos. “Ser tão biodiverso torna mais resistente a pragas. Se um pulgão atacar a fruta, aparece logo uma joaninha que o come”.
De hortícolas, o Gandum também produz um manancial. “Antes de ir para a cozinha de manhã, dou sempre uma volta para ver como estão a crescer os morangos, os rabanetes, as batatas... Sinto-me uma criança num parque de diversões”, comenta Miguel Araújo, 28 anos, responsável pelo restaurante Provenance. Os produtos provenientes do quilómetro zero são reais, garante, e surgem no prato de forma moderna e criativa. O que a quinta não produz vem de produtores do Alentejo, o caso do pão de massa-mãe, e só o café de especialidade é importado do Brasil.
Do cruzamento entre a dieta mediterrânica e o receituário alentejano, algum dele perdido entre as brumas do tempo, resultam pratos como tremoçada à Bulhão Pato; ensopado de borrego e puré de batata com queijo e acelgas; croquetas de beterraba com queijo chèvre; e esparregado de nabiças com grão de bico frito e legumes, entre outros, muitos deles vegetarianos. “É o João que cuida da parte nutritiva das receitas, em articulação comigo”, explica Miguel, que a meio de maio introduzirá novidades também no bar da piscina, para acompanhar com vinhos biológicos.
Um hotel consciente
De forma a reduzir o impacto ambiental da construção do hotel, João e a mulher projetaram os 18 quartos em taipa estrutural - técnica de compactar terra entre cofragens -, num projeto do ateliê de arquitetura Cru, “único na Europa”. Há também dois apartamentos T2 (com microondas, frigorífico e chaleira elétrica) e um T0, para famílias. Parque infantil, mesas de jogos, piscina para adultos, cowork, bicicletas e visitas às colmeias são algumas das atividades.
Gandum Village
Rua de São Domingos (EM 537), Montemor-o-Novo
Tel.: 266079000/915572888
Web: gandum.pt
Quarto duplo a partir de 160 euros/noite, com pequeno-almoço.
Preço médio do restaurante: 35 euros, sem bebidas.