Quando três amigos partilham a mesma paixão pelas artes e manualidades nasce um lugar de criação, onde também se vai para aprender e explorar a criatividade. Na loja e estúdio DoBarro, no Porto, há peças de cerâmica, ilustração e gravura, e lugar para todos na mesa dos workshops.
Corpo do artigo
A meio da Rua da Alegria, a montra envidraçada da loja e ateliê DoBarro convida-nos a entrar. As cores das paredes e das ilustrações e gravuras que se mostram nas prateleiras, entre peças de cerâmica artesanal, combinam com a toponímia da rua, e aguçam a curiosidade. Ao fundo da loja há uma grande mesa em madeira, onde é habitual encontrarmos os artistas e designers Marisa Grilo, Felipe Rocio e Samuel Sanção nos seus afazeres. É também ali que o trio dinamiza os workshops, abertos a todos os que queiram explorar a criatividade através do barro, do desenho ou da pintura.
A necessidade de terem um espaço maior onde pudessem produzir de início ao fim as suas peças de cerâmica, e acolher confortavelmente os participantes nas oficinas que organizam, levou os três amigos a abrir o DoBarro, no início do ano. "Antes, o nosso estúdio era na sala de estar do Felipe", conta Marisa. "Improvisado", realça o próprio. Desse início trouxeram o forno de cerâmica, construído por eles, e agora instalado no pátio nas traseiras. É o elemento central do ateliê, e tem características particulares que fazem nascer peças únicas. "Sendo um forno a gás, dá muito mais possibilidades para nós ceramistas de efeito no barro e nos vidrados do que um forno elétrico daria", explica Felipe. "Aqui temos uma chama aberta que toca mesmo nas peças", completa Marisa. "Permite ser mais experimental".
Como uma arte nunca vem só, além do barro, Marisa também se dedica à gravura, e Felipe cultiva a paixão pela fotografia. Ambos partilham o gosto pela cerâmica desde que se conheceram na Faculdade de Belas Artes, e acabaram por contagiar o Samuel. "Eu aprendi cerâmica com eles, porque o meu interesse era mais na ilustração e desenho", conta o designer, que tem a cargo os workshops de desenho, banda desenhada, pintura em acrílico e aguarela. Aos colegas, cabe orientar as oficinas de cerâmica - e também de gravura -, abertas a todas as idades e níveis de experiência. Têm até atividades especialmente pensadas para crianças. Na base de todos os workshops está a introdução de uma técnica, que depois os participantes podem pôr em prática para criar a peça que quiserem. Nas sessões - a agenda mensal é divulgada nas redes sociais, e também abrem datas para workshops privados para grupos - estão incluídos todos os materiais, as queimas e a vidragem.
A dupla também orienta dois cursos, com aulas regulares, para quem quiser aprofundar ainda mais o trabalho do barro. E pelo menos um domingo por mês, organizam o Sunday Ceramics, uma versão mais descontraída dos workshops de cerâmica, para atrair os moradores locais. "A ideia é ser uma atividade mais familiar", e acessível, diz Felipe. O próximo evento acontece no dia 19 de outubro.
DoBarro
Rua da Alegria, 246, Porto
Tel.: 915 854 194
Web: dobarro.art
Das 11h às 19h. Não encerra.
Workshops de cerâmica a partir de 35 euros por pessoa