Uma refeição aqui continua a ser uma experiência única e inesquecível.
Corpo do artigo
Fica na Boavista o restaurante Mendi, bastião clássico da cozinha indiana na Invicta. Fundado pelo saudoso Kamal Rajani, é hoje gerido com o mesmo calor pela viúva, Nilza Tavares, e pela filha, Mafalda Rajani. Uma refeição aqui continua a ser uma experiência única e inesquecível. A família original de Kamal era do Gujarate, e a matriz alimentar nessa região do Norte da Índia é essencialmente vegetariana. Isso confere ao Mendi um matizado muito interessante de influências.
Começar a refeição com uma bela chamuça vegetariana, seguida de outra de carne é excelente ideia. Aconselho a prova de pakora, uma preparação deliciosa de legumes fritos em polme de farinha de grão de bico. Semelhante à tempura. Muito saborosa. Sou fã de onion bhaji, pequenos bolinhos fritos de cebola e especiarias. E a hara bara kabab é uma maravilha. Trata-se de pedacinhos fritos de queijo fresco e espinafres e rapidamente se torna viciante.
É fundamental e até pedagógico entrar nos pratos genuinamente vegetarianos do Mendi. Experimente, por exemplo chana masala, composto por grão de bico, cebola, especiarias e tomate. É um prato que deve ser comido morno, para apreciar devidamente a sua complexidade. Faz parte da boa iniciação o palak paneer, um clássico que é feito com cubos de queijo fresco, espinafres, natas e especiarias. Delícia universal, que traz o mundo para a nossa mesa. Não deixe de provar a dal makhani, baseada em lentilhas, enriquecida com manteiga, natas e uma variedade de condimentos. É um dos pratos de conforto de que sou fã, e aqui no Mendi é glorioso. Se puder, prove também kadi pakora, almôndegas de legumes cozinhadas em iogurte. É um prato vegan em que não vai sentir a falta de proteína animal. E é muito nutritivo.
Passamos à secção de grelhados no tandoor, e claro que há murgh tandoori, o célebre frango marinado em ervas aromáticas e iogurte. Eu nunca dispenso. Também aconselho o boti kabab, cubos de borrego marinados em molho especial e grelhados no tandoor. Os pratos de caril do Mendi são bastante diversificados e são todos muito bons. O goanese prawn é, como o nome indica, caril de camarão à goesa, o mesmo é dizer que é cozido em leite de coco. Há vários tipos de caril de frango, a minha recomendação vai para o murgh jhalfrezi, um prato picante. É feito com pedaços de frango, alho, cebola, couve coração e malaguetas verdes.
Há ótimas sobremesas para terminar a refeição. Recomendo a belíssima bebinka, bolo de camadas feito com farinha, ovos, amêndoa e noz moscada. Também gosto muito de barfi, doce de leite em pó, coco e especiarias. Mas no Mendi, gosto mesmo é de voltar. Muitas vezes.
Mendi
Avenida da Boavista, 1430, Porto
Tel. 226 091 200
Web: mendi.pt
Das 12h às 14h30 e das 19h30 às 22h. Fecha: Domingo e segunda
Preço médio: 27 euros