"De Tapas por Galicia" traz ao mercado da Invicta tapas de cinco cidades galegas, pelas mãos de chefs premiados. Também há vinhos locais à prova e uma exposição fotográfica. Iniciativa arranca esta quinta e prolonga-se até para a semana.
Corpo do artigo
Chama-se "De Tapas por Galicia", já teve edições de sucesso em Madrid e Bilbau, e chega agora à Invicta, com sete dias que trazem ao Porto o melhor da cozinha galega. Ao todo, há sete cidades representadas (Santiago de Compostela, Vigo, Pontevedra, Ourense, Lugo, Ferrol e A Coruña), sete chefs vencedores de concursos de tapas realizados no ano passado e sete tapas para provar neste espaço, de forma a dar palco à gastronomia desta região.
A iniciativa, organizada pela Xunta da Galiza, através do Turismo da Galiza, é apresentada já esta quinta-feira, pelas 19h30, seguindo-se um cocktail servido pelo chef Álex Ferreiro, do restaurante O Sendeiro (Santiago de Compostela), vencedor da última edição da Gala Melhor Cozinheiro de Tapas "Sete Cidades, Sete Sabores", realizada em julho.
"De Tapas por Galicia" prossegue dias 17 e 18 de outubro e regressa para a semana, entre 22 e 25 de outubro, totalizando sete dias de cozinha galega no Bolhão. Todos os dias, os visitantes podem provar a tapa vencedora de uma destas sete cidades e acompanhá-la com os vinhos das cinco Denominações de Origem galegas: Rías Baixas, Ribeiro, Sacra, Monterrei e Valdeorras, entre as 11h30 e as 16h30. Cada petisco custa 2,5 euros e capa copo de vinho fica pelo mesmo preço também.
O Turismo da Galiza está presente no mercado com um ponto de informação, dando a conhecer alguns dos trunfos deste destino, seja pontos de interesse ligados à natueza, à cultura, ao património e, claro, à gastronomia. Além disso, o piso superior do Bolhão vai acolher uma exposição fotográfica, com 48 imagens capturadas pelo fotógrafo galego Adolfo Enríquez, que mostram a essência da Galiza.