Os motivos para passear pela cidade não findam. A chegada dos dias longos pede comemoração do solstício, com várias atividades ao longo do mês.
Corpo do artigo
É tempo de sair à rua e aproveitar o que o Porto tem para oferecer, além das tradicionais festas populares de São João e de São Pedro da Afurada. Os sábados do mês de junho vão estar preenchidos com uma série de atividades para vários gostos e idades. No primeiro sábado, dia 7, o WORLD OF WINE (WOW), em Vila Nova de Gaia, abre portas às crianças, que poderão visitar os museus gratuitamente. E no dia 14, a partir das 12 horas, acolherá também um festival de francesinhas, com várias reinterpretações do prato portuense. Os ingressos custam 15 euros e incluem uma francesinha e uma bebida.
Também no dia 14, realiza-se o JAZZ NO PARQUE, nos jardins do Parque Central da Maia. A banda Wiz vai subir ao palco às 18.30 horas, seguida dos Themandus, às 21.30 horas. O festival continua no dia seguinte com sons jazz para todos.
No sábado dia 21 — data em que se assinala, de facto, o solstício de verão — terá lugar o IR(REGULARIDADES) – A QUE CHEIRA O MAIOR DIA DO ANO, uma caminhada sensorial entre as 20.30 e as 22.30 horas, no Parque da Pasteleira. Trata-se de uma iniciativa do Museu do Porto para celebrar a noite mais curta. Os bilhetes já estão à venda online, a 2 euros.
Por fim, no último sábado do mês, dia 28, realiza-se no Bolhão o COMUM CIRCULAR MARKET, um mercado de rua com foco na sustentabilidade e na economia circular, com muito para ver e aprender.
No mesmo dia, no Viveiro Municipal do Porto, entre as 9 e as 11 horas, é possível participar na atividade de ANILHAGEM CIENTÍFICA DE AVES SELVAGENS e aprender o que é e para que serve a colocação de anilhas identificativas de aves, assim como as espécies que vivem, nidificam e descansam na cidade. As inscrições abrem no dia 18 às 21 horas e são feitas através de um formulário disponível em ecoagenda.porto.pt.