Com a Páscoa à porta, restaurantes e hotéis da capital preparam menus especiais para celebrar a quadra. De pratos tradicionais a opções mais inovadoras, a cidade oferece uma variedade de propostas gastronómicas para todos os gostos, além de atividades para tornar os dias festivos mais memoráveis.
Corpo do artigo
Rossio Gastrobar
O Rossio Gastrobar, inserido no Hotel Altis Avenida, celebra a Páscoa, com casa aberta para almoço ou jantar. O convite alia um menu especial, criado pelo chef executivo João Correia, ao cocktail Domenico, elaborado pela bar manager Flavi Andrade. À mesa, serve-se como entrada, ovo e cogumelos, a 15 euros; um prato principal de peru trinchado, arroz de forno e foie (28 euros); e termina-se com pão de ló com creme de limão (9 euros). O cocktail Domenico une os sabores do rum Zacapa 23 e Amaro Lucano com notas de chocolate, leite queimado e ginga, por 14 euros. O menu estará disponível nos dias 19 e 20 de abril, mantendo-se a possibilidade de escolher elementos da carta. As reservas podem ser feitas por telefone, 210 440 018 ou e-mail, rossio@altishotels.com.
Grill D. Fernando
Localizado no 12.º andar do Altis Grand Hotel, o restaurante Grill D. Fernando preparou uma ementa para 20 de abril. Além disso, o hotel dá atenção aos mais novos, no fim de semana de 18 a 20, com um kids corner preparado com atividades das 14 às 18 horas, e uma caça aos ovos após o almoço de Páscoa. O menu, em formato buffet, conta com uma seleção de entradas como verrine de caranguejo-real com maçã verde, aipo e maionese de ovas de peixe-voador; e rolinhos de beringela com ricota e ervas. Nos pratos principais, dá-se destaque ao típico cabrito e leitão assados e ao caril de peixe do dia com gambas, que se podem fazer acompanhar de batata assada, arroz à antiga e grelos salteados. Na estação dos doces, reinam o folar, pão de ló, pudim de Abade de Priscos e farófias, entre outras opções adoçadas. A refeição tem o valor de 77 euros, com bebidas incluídas, ficando a metade do preço para crianças dos seis aos 12 anos, e gratuita para crianças até aos cinco anos. Para reservas 213 106 000 ou guestservicealtis@altishotels.com.
Rocco
Integrado no The Ivens Hotel, no Chiado, o restaurante Rocco faz chegar o folar de Páscoa às famílias e uma refeição à moda italiana para a quadra. O folar de Páscoa, feito pelas mãos do chef de pastelaria Claiton Ferreira, surge com uma receita especial que tem como base uma massa brioche entrelaçada, aromatizada com amêndoa e recheada com manteiga, canela e erva-doce. Este clássico reinventado já se encontra disponível para compra física ou online, pelo preço unitário de 25 euros. Já o chef Ricardo Bolas ficou a cargo dos pratos que estarão disponíveis, juntamente com a carta habitual, de sexta a domingo (18 a 20). A refeição inicia-se com um antipasti de espuma de batata, salada de alcachofras e caviar (25 euros). Seguem-se bacalhau campagnolo, servido com gnocchi, molho de tomate, alcaparras e azeitonas kalamata; ou pappardelle com ragù de cordeiro, ambos a 30 euros. Encerra-se com um toque doce da torta della nonna de pasta flora (12 euros). Tanto as reservas como a encomenda do folar podem ser feitas no site.
Bono
Uma refeição de inspiração brasileira, focada no peixe e marisco, é o que o restaurante Bono propõe para esta Páscoa. Situado na Baixa lisboeta, serve refeições onde a técnica francesa abraça os sabores do Brasil. Para o festejo de 20 de abril, apresenta uma proposta de tons tropicais, como camarão grelhado à brasileira, servido com beurre blanc de tucupi, pérolas de jambu, farofa cítrica e compota de manga com pimenta dedo-de-moça, por 18,50 euros. Outra opção é o polvo na brasa, que chega à mesa com vol-au-vent de legumes e demi-glace de bacon, a 32,50 euros. Sobressai também a opção vegetariana, que combina arroz de abóbora com castanha de caju, gorgonzola e um toque de melaço de cana, de 23,50 euros. Para garantir lugar, a reserva deve ser feita online.
O Fatica
No coração da capital encontra-se O Fatica, restaurante de alma carioca. Para esta Páscoa, além da sua carta, sugere uma versão autoral do clássico polvo à lagareiro, servido com azeite, alho, batatas a murro e um toque de lima, finalizado com um crocante de alho-francês, por 21,90 euros. Já o espaço irmão, O Fatica na Brasa, propõe duas interpretações de lombo de bacalhau: o clássico bacalhau à lagareiro (19 euros) e uma versão com crosta de broa, acompanhada de grão (20 euros). Reservas para O Fatica através do 213 950 040, e para O Fatica na Brasa pelo 218 016 577.
Restaurante Ilha da Madeira
Para quem gosta dos típicos pratos madeirenses, o restaurante Ilha da Madeira, no bairro de Campo de Ourique, tem propostas com sabores desta região para provar na Páscoa. Destas, destacam-se o bife de atum vilão, frito em azeite e servido com o molho da marinada, vinho branco, batata-doce, legumes e milho frito da ilha; e os filetes de peixe-espada preto, que podem ser servidos com banana ou molho de maracujá, acompanhados de batata cozida, legumes e milho frito — ambos a 18,50 euros. Reservas via telefone 213 866 453.
Gunpowder
Os amantes de comida indiana podem saboreá-la, nesta Páscoa, no Gunpowder, situado no Chiado. O bistrô indiano preparou um prato especial a pensar na época: um Salli Boti de borrego, cozinhado lentamente com batata palha e ovo, servido com paratha de Malabar. Trata-se de uma especialidade Parsi, composta por uma espécie de caril de carne de borrego, por 18 euros. Ainda dentro das especialidades Parsi, sugere-se, para sobremesa, um pudim de pão de manteiga com rum Old Monk — uma interpretação da sobremesa indiana Shahi Tukda, adaptada com brioche e sultanas embebidas em rum Old Monk. Reservas através do 218 227 470 ou online.
Pica-Pau
Em homenagem aos almoços de Páscoa caseiros, o Pica-Pau preparou dois clássicos da época, a pensar nos que querem uma refeição caseira sem passar horas na cozinha. Com a hipótese de poder comer em casa ou no restaurante, o chef Luís Gaspar irá confecionar um cabrito assado, perfumado com aromas de tomilho e alecrim, acompanhado de arroz de forno. A dose para duas pessoas custa 40 euros. O outro clássico servido é o folar doce, aromatizado com erva-doce e canela (20 euros). Ambos os pratos podem ser encomendados até às 13 horas do dia 16 na loja online do Pica-Pau. Já as recolhas das encomendas terão lugar no próprio restaurante, no dia 20, entre as 9.30 e as 12.30 horas.