Quartos com vista limpa para o mar, pratos que honram o produto endógeno e passeios de buggy pela Costa Vicentina: receita para uma escapadinha de despedida do verão, em Sines.
Corpo do artigo
O mar, já se sabe, é um dos principais trunfos naturais da Costa Vicentina, que ganha especial importância em Sines, a terra onde nasceu um dos nomes maiores da nossa glória enquanto navegadores. É também o mar que serve de companhia permanente durante os dias de ócio no Sines Sea View Hotel, com a larga maioria dos seus 120 quartos e suítes, equipados com varandas, virados para o horizonte azul.
Aberto há dois anos e meio, tem na sua localização privilegiada uma das mais-valias, situado na faixa costeira sineense e a uma curta distância a pé do centro histórico da cidade, onde se situa, de resto, o castelo, local que Vasco da Gama passou a infância e se acredita poderá ter nascido, já que era filho do alcaide-mor de Sines. A proximidade dos areais vizinhos, como a Praia Vasco da Gama ou a Praia de São Torpes, é outra vantagem deste quatro estrelas do litoral alentejano, a menos de duas horas de Lisboa.
Os tons neutros dos quartos e as linhas modernas do edifício fazem realçar o cenário natural em redor, e no interior presta-se homenagem à cultura local, com livros de autores sineenses na receção e uma exposição temporária, no piso térreo, dedicada ao poeta Al Berto, em comemoração do seu 77.º aniversário.
No spa, que inclui piscina interior, banho turco e sauna, o palco ao produto endógeno dá-se nas salas de massagens, que apostam em ingredientes locais como o arroz, o sal, as ervas aromáticas, o mel, as uvas e os óleos essenciais com aromas da região. O restante tempo pode ser passado no ginásio, em áreas de coworking e no rooftop panorâmico, onde se servem petiscos leves, vinhos e cocktails, com vistas desafogadas sobre o mar e o centro de Sines. Aos fins de semana, é habitual haver animação de DJ a ritmo aos finais de tarde e noite. Outro espaço de visita é o resguardado jardim do hotel, dotado de esplanada, onde não faltam zonas de relvado, palmeiras e estrelícias.
Quando a fome aperta, o chef David Proença serve à mesa a sua cozinha de proximidade, dando uso ao produto alentejano que o rodeia - seja o peixe da lota de Sines, as algas da costa, os legumes das hortas locais ou o pão de massa mãe e as carnes que chegam do Cercal. Tem 34 anos, está no restaurante Volta do Mar desde a abertura do hotel e já cozinha há uma década, tendo um percurso que já soma moradas como o Ritz Lisboa Hotel, o Feitoria, o Intercontinental Estoril e a Herdade da Matinha, entre outros.
O nome do restaurante já indicia uma forte inspiração marítima, abordada com uma lupa contemporânea na grande maioria. Exemplos são a filhós com sapateira e chutney de pepino; a sopa de peixe da costa; a bochecha de raia com molho caril e pão naan caseiro; o robalo corado com molho à espanhola e açorda de alho e coentros; ou a corvina rainha com puré de bolbo de aipo e escabeche de algas. Do campo e da serra, chegam os croquetes de javali; as bochechas de porco com puré de chuchu e acelgas; o costeletão de vitela alentejana; e o lombo de vaca com batata gratin frita e cebola roxa. Nas sugestões plant based, destaque para o arroz cremoso de alface-do-mar e para os gnocchi de pão alentejano com puré de agrião e burrata. Já nos doces, vale a pena provar o tiramisu da casa, com toque de Expresso Martini. Para harmonizar a refeição, a garrafeira da casa tem mais de meia centena de rótulos nacionais, onde se incluem os vinhos do hotel, Terras de Baco Sines Sea View, tinto, branco ou rosé, produzido em exclusivo pela Adega Cooperativa de Portalegre.
Partir à descoberta
Fora das quatro paredes, o leque de experiências do Sines Sea View Hotel é variado, havendo parcerias com passeios a cavalo, aulas de surf ou de stand up paddle, sessões de observação de aves ou visitas guiadas pelo sudoeste alentejano. Para os fãs de adrenalina, uma boa sugestão são os passeios em buggy 4x4 da SW Emotions, uma empresa familiar de Sines que organiza percursos por trilhos em redor, a bordo destes veículos. Já o fazem há vários anos e acompanham os curiosos por cenários variados ao longo do Parque Natural da Costa Vicentina, como zonas de pinhais e areais, e passagem por pontos como a Barragem de Morgavel ou a Ilha do Pessegueiro, por exemplo. Os passeios são guiados e têm rotas e durações diferentes, oscilando entre hora e meia e duas horas e meia. Também é possível personalizar-se a experiência e adicionar outros elementos à viagem, como piqueniques.
Sines Sea View Business & Leisure Hotel
Rua da Nau São Miguel, Sines
Tel.: 269 038 980
Web: sinesseaview.com
Quartos desde 120 euros, com pequeno-almoço.
Restaurante: entradas desde 8 euros, pratos principais desde 16 euros
SW Emotions
ZIL 2, Lote 1122, Sines
Tel.: 962 080 221
Web: sw-emotions.com
Passeios de buggy 4x4 desde 110 euros