Dia 7 de novembro inaugura na Baixa do Porto a terceira House of Photography da Europa. Este projeto da empresa Fujifilm, que abriu, em 2019, a sua primeira "casa" em Londres, além de loja especializada, será um espaço cultural dedicado à arte da fotografia, que irá receber workshops, masterclasses e exposições de fotógrafos nacionais e internacionais.
Corpo do artigo
Em ponto mais pequeno do que a irmã londrina, a casa no número 289 da Rua Sá da Bandeira terá dois pisos, divididos em 230 metros quadrados, funcionando no rés-do-chão a loja, onde se poderá encontrar vários artigos da marca japonesa - desde as várias gamas de máquinas fotográficas até material de impressão -, anunciou João Coelho, gerente na Fujifilm em Portugal, em apresentação à imprensa.
"No andar de baixo, a sala será para eventos, entre workshops e masterclasses" e é onde também funcionará a galeria que se vai estrear com uma exposição do fotojornalista Leonel de Castro, do Jornal de Notícias (e revistas associadas Evasões, Volta ao Mundo e Notícias Magazine), intitulada "Os Trabalhos e os Dias".
Promover a cultura fotográfica, tanto para profissionais como para amadores, é o objetivo do projeto, que conta já em todo o mundo com várias "casas" (fora da Europa, existem na Cidade do México, em Sydney, Xangai e Hong Kong). Em Barcelona, vai abrir uma também no início de novembro.
No dia da inauguração - 7 de novembro - a House of Photography abre portas às 8 horas e distribuirá aos primeiros 100 visitantes um saco com várias surpresas. Esse dia será também marcado por um conjunto de experiências fotográficas, que permitirão aos visitantes utilizar as gamas de câmaras digitais das séries X e GFX e descobrir a fotografia instantânea com a Instax.
Na primeira semana de abertura, quem fizer compras de mais de 100 euros (no mesmo talão) irá receber uma oferta especial.