Vestuário, calçado e acessórios perfilam-se em The Feeting Room, a nova loja de marcas independentes e emergentes no Lx Factory, em Alcântara. Destaque para a portuguesa Coup D"État, produzida nas indústrias à volta do Porto
Corpo do artigo
Uma antiga máquina de transporte de calçado entre os vários pontos do processo produtivo, agora recuperada e com as bandejas a servir de prateleiras, tornou-se o coração da nova The Feeting Room. A loja-conceito, fundada em 2015 pelos amigos Edgar Ferreira e Guilherme Pinto de Oliveira, abriu nesse ano a primeira morada no Largo dos Lóios, Porto, a que se seguiu a estreia em Lisboa, no Chiado, em 2018. Em 2022 - ano em que Francisca Horta Ribeiro se juntou à Direção do projeto -, criaram o conceito premium LOT - Labels of Tomorrow na Invicta. Esta, a terceira The Feeting Room, abriu em agosto no Lx Factory.
Os responsáveis, formados em marketing e gestão, esperavam o "momento certo" para se instalarem na rua principal do Lx Factory, que vem acolhendo espaços com algum foco no vestuário diferenciado. Dar palco às marcas independentes e emergentes continua a ser a missão de The Feeting Room, que em cada novo espaço assume a própria curadoria. "Ainda estamos a ler o tipo de cliente e a testar as marcas que funcionam melhor aqui, mas sabemos que é jovem e descontraído", diz Beatriz Cardoso, responsável em Lisboa.
A loja tem 220 metros quadrados e distingue-se pela cor verde menta, presente na máquina convertida em expositor, no teto e nas prateleiras. Enquanto mostra à Evasões os "recantos angulares" que convidam os clientes a permanecer o maior tempo possível, Beatriz afirma que "numa família, todos conseguem encontrar uma peça de que gostem, entre street style, casual ou mais formal". O catálogo abrange dezenas de marcas internacionais, mas também lusas, como a Sanjo, a Lemon Jelly, a Base e a Nobrand.
A Sanjo ocupa um corner em exclusivo, com sweatshirts, ténis, calças, casacos, bonés e gorros. Destacada encontra-se também a marca própria Coup D"État, fundada por Edgar e Guilherme há um ano, no 25 de Abril (em francês significa "golpe de Estado"), e que propõe "uma abordagem multidisciplinar à moda e ao design", com peças "clássicas de género fluido", descreve Beatriz. Há polos, tank tops, camisas, cardigans, malhas, coletes, calçado, tote bags, chapéus e toalhas de praia. E uma edição limitada de t-shirts e lenços exclusiva desta loja.
As peças da Coup D"État são produzidas por parceiros situados num raio de 60 quilómetros em volta do Porto, o que para os fundadores é sinónimo de qualidade e forte sentido de inovação. "Os nossos clientes estrangeiros fazem questão de comprar marcas portuguesas e revelam-se mais conscientes ao escolher investir em produtos de maior qualidade e mais duráveis do que os da fast fashion", comenta a porta-voz Beatriz Cardoso. Além de vestuário e calçado, para homem, mulher e unissexo, a loja também vende perfumes, cosméticos, joias e óculos de sol.
The Feeting Room
Lx Factory, Rua Rodrigues de Faria, 103, Lisboa
Tel.: 220 170 042
Web: thefeetingroom.com
Das 11h às 20h, de segunda a sábado; das 10h às 20h ao domingo
Peças entre 35 euros e os 400 euros