A um passo da praia de Miramar, em Vila Nova de Gaia, encontramos o Pranah. Um canto de pequena dimensão, mas carregado de sabedoria e bem-estar. Mais do que um café, uma maneira de estar que Pedro Lopes e Joana Teles querem partilhar com a comunidade.
Corpo do artigo
Pedro Lopes é licenciado em Engenharia Civil, mas fez carreira na gestão. O gosto por cozinhar, sobretudo refeições saudáveis, esteve sempre presente, especialmente para a família. No ano passado, sentiu que era tempo de criar algo próprio, alinhado com o seu propósito e na sua “casa” em Miramar. Assim nasceu, em março, o Pranah, nome que significa “força e energia vital”, conceito que Pedro e Joana Teles desejam transmitir através da comida e do conhecimento que partilham.
No Pranah, os alimentos seguem a filosofia da casa, logo visível na parede: “Acreditamos que a verdadeira alimentação é aquela que respeita o corpo e a essência da Terra”.
Os pratos assentam na intencionalidade dos ingredientes oferecidos e na sua funcionalidade, “porque estão harmonizados entre si para uma determinada função”, explica Joana. Utilizam produtos biológicos certificados — dos vegetais aos pães — da Maçaroca Mercearia Viva e carne transmontana.
Na cozinha aberta à vista do público, preparam-se pratos como hambúrgueres de carne biológica ou cogumelos shitake, bowls com diferentes combinações, como a Bowl Proteica (com arroz, quinoa, cogumelos shitake, halloumi, couve roxa, iceberg, couve-de-bruxelas, ovo e maçã), e ainda sopas e pratos do dia, muitos deles criados no momento. “São feitos pela primeira vez aqui, e corre sempre bem porque sei que é o meu propósito e faço com amor”, afirma Pedro.
As bebidas incluem sumos cujos nomes indicam o seu propósito — revitalizante, antioxidante, anti-inflamatório e energizante –, todos com fruta, vegetais e especiarias. Há ainda kombucha caseira, matcha e café 100% arábico da illy, ou de especialidade, vendido em grão, ou moído e preparado na hora, como o Bullet Proof Coffee, pensado “para quem faz jejum intermitente”.
A padaria e pastelaria merecem destaque, com pães de fermentação natural, desde misturas como trigo integral com sementes ou centeio, até farinhas únicas como barbela, espelta e brioche. Há ainda pães, muffins e bolo vegan de banana e pistácio sem glúten.
Com apenas quatro mesas, o espaço aposta também no take away e nas brunch boxes personalizáveis, compostas normalmente por pão, focaccia ou doce, pudim de chia, panquecas de beterraba, omelete, mel, manteiga de amendoim, sumo e café. Para que “as pessoas possam desfrutar de uma boa alimentação onde quiserem”.
Pedro e Joana sentem-se realizados com o caminho traçado e a forma como aliam a nutrição à partilha de conhecimento. Há planos para outros projetos, como mercearia, retiros e oficinas, dando continuidade à sua missão. “O objetivo não é abrir mais um restaurante. É abrir as portas da nossa vida e da nossa forma de estar a quem estiver pronto a receber.”
Pranah
Rua Padre António Vieira, 121, Vila Nova de Gaia
Tel.: 938 280 717
Web: instagram.com/pranah_cafetaria_organica
Das 10h às 19h, de segunda à sexta; até às 16h ao sábado
Bowl Proteica, 8,95 euros; Brunch box 12,50 euros/pessoa