O cardápio nos dias de semana é consensual e charmoso, enquanto nos fins de semana e feriados o arrojo é bastante maior
Corpo do artigo
No coração do barrocal algarvio, espera-nos a Tasca do Petrol, em Monchique. Singramos serra acima e este maravilhoso restaurante acolhe-nos diariamente. Sorriso nos lábios, braços bem abertos, e temperos ao rubro. O cardápio nos dias de semana é consensual e charmoso, enquanto nos fins de semana e feriados o arrojo é bastante maior. Isso não implica, contudo que a semana seja momento menos brilhante para visitar a casa.
Nos pratos de peixe, temos autênticas guloseimas ao nosso dispor. É o caso do bife de atum de cebolada, a vezeira preparação serrana que nos encanta, preparada com a melhor matéria prima. Gosto muito dos filetes de pescada que esta cozinha imaculada prepara, de novo a ressalvar a qualidade do produto, frescura irrepreensível. São excecionais as lulas fritas com alho, feitas com lulas fresquíssimas acabadas de pescar e passadas por magnífico polme. Crocância e muito sabor. Para emoções fortes e sem prejuízo do sabor, opte pelo camarão piripiri. É mesmo muito bom. Também há salmão genuíno grelhado, para os que buscam equilíbrios, mais do que força.
Nos pratos de carne, sentimos bem a força da grelha. O frango piripiri, evocativo da famosa cafriela, é delicioso. Faz-se um fantástico entrecosto grelhado, que acompanhamos com excelentes saladas ou batata frita. Aqui na Tasca do Petrol encontramos a famosa assadura à Monchique, que consta de pedaços magros de carne de porco grelhados, aprimorados com alhos finamente cortados e postos a descansar à maneira de rojões. Uma maravilha. Há boa vazia para oferecer às brasas, o que faz com que o bife seja de antologia. O mesmo se pode dizer sobre as incríveis costeletas de borrego que a cozinha desta tasca especial prepara. Na vertente sedução, e para os mais novos, há lombinhos de porco com cogumelos muito bem executados. Eu opto pela mista grelhada, com pedaços dos melhores cortes para explorar livremente no prato.
Sábados, domingos e feriados têm sabor especial e vale a pena ir especificamente nesses dias. Há normalmente faceira de porco estufada, iguaria que raramente se encontra. E faz-se um cozido de couve que é de ir às lágrimas. Tem o nome alternativo de papas de milho e é uma celebração fantástica do produto autêntico de Monchique. Os milhos com feijão são outro segredo bem guardado deste cantinho serrano em que nos encontramos.
Nas sobremesas, não perca a tarte de amêndoa. É brilhante a tarte de alfarroba, figo e amêndoa, representa o Algarve doceiro no seu melhor. E há muita novidade na torta de batata doce que aqui se faz. Pura epifania.
A Tasca do Petrol
EN-267, Corgo do Vale, Marmelete, Monchique
Tel. 960 427 850
Web: facebook.com/tascadopetrol
Das 12h às 15h e das 19h às 21h30. Fecha: Quarta e jantar de terça
Preço médio: 20 euros