Toada ligeira, bons títulos vínicos disponíveis e cozinha primorosa orientada pelo chef André, fazem deste um lugar muito especial.
Corpo do artigo
Instalada no centro de Leiria, a Adega Popular representa uma certa movida nova em torno do vinho e do petisco. Integra uma área que percorro a pé sem pressa. Aconteceu num desses périplos a descoberta deste lugar único de bem estar, bem comer e bem beber.
Toada ligeira, bons títulos vínicos disponíveis e cozinha primorosa orientada pelo chef André, fazem deste um lugar muito especial. Faça frio ou calor, nunca se diz não a um bom caldo verde, como o que aqui se prepara. O queijo brie com mel e nozes é sempre conveniente e surge na mesa equilibrado e bonito. É excelente o camarão al ajillo, produto de gabarito processado a contento. Excelente para abrir um branco da região bem fresco, dentre os vários disponíveis.
Fazem-se moelas estufadas daquelas que a gente gosta, de cozedura lenta e molho bem puxado nos sabores e aromas. Os ovos rotos são petisco sempre apetecido e bem vindo e aí estão eles, prontos a dar-nos muitas alegrias. E quem se nega a umas belas asas de frango fritas? São exemplares e muito saborosas. Brilhante o tataki de atum com mel e mostarda, evocativo da melhor orientalidade que podemos encontrar. E claro que há pica pau para debicar lentamente em boa companhia. Aqui talvez um tinto ligeiro seja a melhor ligação, mas todos sabemos que a escolha recai normalmente na vezeira cerveja.
Chegamos aos pratos principais encontramos por exemplo bochechas de porco estufadas com migas alentejanas. Combinação infalível e evocação de uma forma consensual de estar à mesa. Há uma tiborna de bacalhau de bom perfil que vem acompanhada de migas e batata assada. E da grelha saem peças selecionadas de cortes populares entre os amantes de boa carne. Há um T-bone bem trabalhado e é possível encomendar uma degustação mista de lombo e alcatra de bovino, processada a nosso gosto no tocante a pontos de cozedura.
Há várias sobremesas disponíveis nesta Adega Popular. Bolo de bolacha com gelado de baunilha, por exemplo. Tarte de amêndoa de execução primorosa. A trilogia de chocolate é feita a pensar nos clientes especiais que não dispensam sofisticação mesmo nas refeições mais ligeiras. O cheesecake de amendoim e caramelo salgado é muito bom e é uma boa surpresa. Há pão de ló de recorte culinário fino, húmido e servido com sorvete de tangerina. Irresistível. Mas irresistível mesmo é voltar várias vezes para ir provando mais pratos e combinações com sobremesas.
Adega Popular
Rua Almeida Garrett 8
2400-137 Leiria
Tel. 244 208 480
12h-15h, 19h-23h
Fecha: Terça
Preço médio: 14 euros