
Cova da Loba
Foto: DR
Nos maciços altaneiros da Beira Interior, damos com o restaurante Cova da Loba, em Linhares. Paulo Mimoso é o guardião deste lugar único.
Nesta altura do ano, somos agraciados com as novidades micológicas típicas da época, e os queijos e enchidos da região já se insinuam. O frio, esse, está instalado e é certeza que podemos ter numa ida ao fantástico Cova da Loba. Devemos, por isso, ir diretamente a uma sopa rica de tomate com ovo escalfado, chouriça e manjericão. E servir um dos muitos grandes brancos da excelente garrafeira da casa.
Também há uma genial sopa de perdiz e boletus, fechada com massa folhada que vai direta à alma. Como entrada quente e sólida, pode preferir os notáveis ovos rotos com cogumelos da estação, presunto, trufa e tomilho. Além de originais, são uma maravilha. Gosto sempre do queijo de cabra panado com compota de frutos vermelhos, as alternâncias de sabores e texturas a funcionar bem. E há uma imperdível alheira de caça, servida com compota de cebola roxa, que nos põe logo mais felizes.

Os pratos de peixe contemplam, como se espera e deseja, um belo lombo de bacalhau no forno com broa, presunto e puré de grão com espinafres. É excecional a caçarola de gambas com peixe, mexilhão e amêijoa. Vem com feijão e pão de milho e é um grande consolo para os sentidos. Gosto muito do polvo grelhado com migas de broa e chícharos, é uma ligação que vale muito a pena. Nos pratos de carne, também apetece comer tudo, e com uma mesa de quatro pessoas até se consegue.
Aconselho o peito de pato com vinho do Porto, puré de maçã reineta e castanhas. Ligação perfeita entre ingredientes, e o conjunto a espevitar a gula. É fabuloso o borrego grelhado com arroz de cogumelos, claramente um prato para fazer frente ao frio, tranquilo. As bochechas de porco ibérico estufadas com cogumelos e pão de centeio são de comer e repetir várias vezes. Com um bom tinto, é o céu. O lombinho de novilho grelhado com batatas, vegetais e creme de queijo Serra da Estrela é do outro mundo. E o pernil de porco assado em dois tempos com cevadinha de abóbora é uma das melhores formas de comer essa grande delicadeza.
Para terminar docemente a refeição, experimente o que aqui se chama o melhor pão de ló do universo, com vinho do Porto. Ou opte pelo vulcão de chocolate. Não pode é sair sem provar o leite creme de Linhares torrado na hora. Nem o arroz doce da Tia Amélia.
Cova da Loba
Rua da Igreja, Linhares
Tel.: 271 776 119
Web: covadaloba.pt
Das 12h30 às 15h e das 19h30 às 22h. Encerra à quarta.
Preço médio: 27 euros
"Prato do dia" é um guia Evasões/TSF pelos restaurantesde Portugal. No ar de segunda a sexta, depois do meio-dia e das 18 horas. Também disponível em tsf.pt
