
Ninho D'Águias
Foto: DR
O restaurante Ninho d"Águias é o restaurante da que conhecemos como Pousada de Marvão. Sentados à mesa, vemos Espanha e sentimos o mundo. Perdi a conta às vezes que fiquei na que foi outrora a minha pousada favorita e me deliciei com as suas delicadezas culinárias.
O restaurante Ninho d"Águias é o restaurante da que conhecemos como Pousada de Marvão. Sentados à mesa, vemos Espanha e sentimos o mundo. Perdi a conta às vezes que fiquei na que foi outrora a minha pousada favorita e me deliciei com as suas delicadezas culinárias.
Foi com muito prazer que dei com Jorge Rosado, actual proprietário, e me dei conta da nova vida que foi dada a este lugar único.
Temos uma plêiade de entradas ao nosso dispor, o que é boa ideia, porque mesmo quando se fica a dormir, com um bom pequeno almoço, raramente se chega à mesa do almoço sem fome. Há belíssimos croquetes de faisão ao nosso dispor. Iguaria rara, confecionada a preceito. Há deliciosos e crocantes peixinhos da horta, de fritura perfeita e saborosa. Faz-se uma maravilhosa perdiz de escabeche, apaladada como se pretende, equilibrada como se deseja. Um bom escabeche não tem de ser ácido. A tábua de queijos contempla exemplares da região e não só. Estamos num território de transição, ponto de convergência da algumas das nossas transumâncias mais felizes. Sou fã do torricado de coelho, foie gras e maçã, contempla a equação de tudo o que sabe bem no nosso prato. Com tostas ao lado, sabe pela vida a terrina de pato, pêra e guanciale. Este último é a bochecha do porco curada e fumada, que tantas alegrias nos dá.
Os pratos de peixe são deliciosos e inspiram tradição em todas as frentes. A cozinha prepara uma incrível açorda de bacalhau e ovas, como consta dos canhanhos da cozinha alentejana. O polvo à lagareiro é delicioso e evoca os tempos idos da míngua em que se preservava seco para hidratar no momento certo. Há que recordar que estamos no interior do país, junto à fronteira. Do longe se faz perto, e a atestá-lo há um incrível filete de robalo com legumes, como se estivéssemos junto ao mar. E há uma posta de bacalhau assado com batatas que nos enche as medidas com autêntica portugalidade.
Os pratos de carne marcam presença forte pela proximidade. Há belíssimas e gulosas plumas de porco ibérico grelhadas. Faz-se um fantástico borrego assado com esmagada de batatas e castanhas. E há um excelente bife de vaca alentejana frito ou grelhado, que nos põe no céu, aqui bem perto. As doces terminações têm expressão forte no Ninho d´Águias. O genial pudim de papada fumada é disso claro e recomendável exemplo. O tecolameco, sobremesa típica do Norte Alentejano, tem aqui declinação suprema. E o fofo de castanha com chocolate negro faz-nos viajar, para só voltarmos no dia seguinte, para mais um pequeno almoço. As miniférias que merecemos.
Ninho d"Águias
Pousada de Marvão, Rua 24 de Janeiro, 7, 7330-122 Marvão
Tel. 245 993 201
13h-15h, 18h30-21h
Fecha: Não fecha
Preço médio: 40 euros
Web: pousadamarvao.com
