O Genuinu’s pode ser encarado como casa petisqueira para quem tem o tempo muito contado e não dispensa os mimos culinários de um chef de mão cheia e segura.
Corpo do artigo
Conheci o chef Daniel Sequeira no produtor de vinhos de Lisboa Quinta do Gradil. Encabeçava na altura o restaurante, com propostas arrojadas e de rasgo criativo assinalável. A experiência deu-lhe a solidez e auto-confiança para se estabelecer em Aveiras de Cima com o seu Genuinu’s. Acaba de completar cinco anos e está de vento em popa. O local é ponto de encontro intenso para um colectivo importante de passantes e locais, pelo que fez muito bem o jovem Daniel em colocar-se no coração das movimentações.
O Genuinu’s pode ser encarado como casa petisqueira para quem tem o tempo muito contado e não dispensa os mimos culinários de um chef de mão cheia e segura. O queijo de cabra panado é delicioso e apesar das vezes que vejo esta iguaria nas listas de outros pontos do país, só aqui tem esta crocância e sabor. São óptimos também os brigadeiros de caça, que são croquetes esféricos de consistência maravilhosa. Há peixinhos da horta de gabarito, bem crocantes, e faz-se um à Brás de alheira que é impossível não repetir. Suave na consistência, forte no sabor e comedido no sal. Evito normalmente pedir as vezeiras tiras de choco frito, pelo preconceito contra a vulgaridade e excesso de gordura da fritura, mas aqui não há disso. Sequinhos e muito saborosos, dá vontade de aqui trazer certas casas de Setúbal para lhes mostrar como deve ser apresentado o petisco. O pica pau de novilho é excelente e sabe bem quando se chega ou vai em viagem.
Nos pratos principais a oferta é singela mas segura. O chef Daniel chamou grão a grão a esta secção do cardápio, para acentuar a função nutritiva com mais impacte. O pato crocante com puré de açafrão é brilhante e é excelente opção. Surge de novo o à Brás de bacalhau confitado com cebola e alho francês, agora em versão de prato principal, e é bem bom. Há uma bochecha de porco ibérico estufada em vinho tinto que configura uma muito boa alternativa. Os amantes de risoto têm várias propostas. Destaco o de cogumelos e espargos, genial na ligação dos elementos e temperos entre si. Mas fiquei com o pensamento no de tomate com choco frito, na próxima visita não escapa.
A secção de carnes trinchadas na tábua dão vazão aos amantes de cortes de carnes especiais e saem todos perfeitos das competentes brasas governadas pelo nosso chef Sequeira. Entrecote Angus, T-Bone e picanha são três bons exemplos mas há mais.
Para terminar docemente, há uma excelente mousse de chocolate 70% de cacau. Também há um sugestivo pão de ló de canela com gelado de café. Ou um cheesecake clássico. Há muito por onde escolher, e muitos motivos para voltar.
Genuinu’s
Rua Ginestal dos Santos Quitério
2050-119 Aveiras de Cima
Tel. 917 120 834
12h-15h, 19h-22h
Fecha: Domingo
Preço médio: 25 euros