
O restaurante Oregano, no Carvoeiro fica mesmo ao lado do mítico e estrelado Bon Bon. Pertencem ambos ao grande empresário Nuno Diogo, e se uma refeição nessa casa representa a alta cozinha no seu melhor, neste tudo é informal e focado na satisfação do cliente.
Confesso-me fã das duas casas, cada uma com o seu modo de usar. Pelo que tenho provado e visto, este Oregano está a caminho da estrela Michelin, para se juntar no universo estrelado ao lado do irmão Bon Bon. Entramos e somos conduzidos à nossa mesa, neste pequeno paraíso da cozinha mediterrânea. Pão, azeitona algarvia britada, queijo de vaca curado e manteiga com flor de sal fumada são-nos servidos.
O mestre Nuno Dogo é o melhor que conheço na difícil arte de harmonização de vinho com comida e logo serve um copo de um néctar da sua eleição e que se adequa ao momento. Chamo a atenção para a incrível sopa de peixe desta casa, sabe pela própria vida.
Nas entradas, damos com a genial combinação de pastel de bacalhau, ovas de salmão e molho aioli. Vêm quatro unidades para a mesa, e é impossível resistir-lhes. Também gosto muito do camarão com alho e bisque, a intensidade de sabores resulta na perfeição e de certa forma prepara-nos para a empreitada que nos aguarda.
São brilhantes as vieiras com texturas de ervilha e chouriço, sabores populares disponibilizados em modo sofisticado. E rendo-me inteiramente ao bife tártaro com gema de ovo de codorniz, aioli, salada e tostas caseiras. Há saladas fantásticas, se aprecia não pode deixar de provar a salada de salmão, guacamole, queijo de cabra, vinagrete e sementes de girassol. É muito boa.
Os pratos de peixe instalam a surpresa exótica na jornada que ainda agora começámos. É fascinante o salmão selvagem, risoto de espinafres e molho de champanhe. Peixe maravilhoso e risoto bem ligado e cheio de sabor. Gosto muito do polvo corado, caril de legumes e batata doce de Aljezur. Raiz marcadamente algarvia, aliada a trabalho culinário notável. Se gosta de sabores fortes, vai adorar o camarão tigre, arroz de caril e legumes.
Os pratos de carne são igualmente tentadores. A cozinha prepara belíssimas bochechas de porco ibérico estufadas em vinho tinto, puré de batata e legumes. Elevam-nos ao céu. O lombo de borrego, crosta de ervas e puré de batata é delicioso. E há um genial tornedó de novilho, gratin de batata e molho de carne, que temos vontade de repetir.
Para o momento doce final, proponho a rabanada, frutos secos e gelado de baunilha. Tudo é delicioso no Oregano.
Oregano
Rua do Cabeço de Pias, Carvoeiro
Tel. 282 353 465
Web: oregano.pt
Das 12h30 às 17h e das 18h30 às 21h. Encerra à terça e quarta.
Preço médio: 55 euros
