O restaurante Casario, incrustado na bem clássica Ribeira, coração do Porto, serve a cozinha portuguesa mais vanguardista, sempre enraizada na tradição
Corpo do artigo
Acontece na bonita e cuidada Gran Cruz House, propriedade do que é atualmente o maior produtor de vinho do Porto. Representa o regresso do chef Miguel Castro e Silva ao Porto, sua terra natal, e a dupla perfeita que faz com o chef José Guedes.
Se puder, instale-se na esplanada e faça a sua refeição com os olhos postos no Rio Douro, sentindo-lhe os aromas e os sons. Conheço Miguel Castro e Silva desde o início da sua carreira, no restaurante da Fundação Cupertino de Miranda, na Boavista, já lá vão algumas décadas. É autor do mais belo livro português de cozinha, "Uma cozinha de aromas", e foi pioneiro na utilização criativa de ervas aromáticas. Encontrou no brilhante chef José Guedes parceiro culinário e empatia cultural notável.
Indico alguns dos pratos que vai encontrar no Casario, sendo que no local a exploração é feita com a ajuda de menus e pratos de época. Comece, por exemplo, por uma delicada seleção de presunto e paio acompanhada de escabeche de cebola com vinho do Porto. É casa bem portuguesa, esta onde nos encontramos. A carta é extensa e muito variada, pelo que é impossível não encontrar os sabores da sua preferência.
É genial a beterraba assada com queijo e framboesa, vai reconciliar-se para sempre com a muitas vezes preterida beterraba. Nos pratos de peixe, é sublime e meu favorito de sempre robalo com funcho e laranja. Extraordinário trabalho de fusão de texturas e sabores. Experimente e vai perceber o meu entusiasmo. Gosto muito da vieira com arroz de açafrão e limão, coroa de caviar avruga. O rodovalho com arroz de algas é outro prato que acompanho desde há muito e é fantástico. A lula recheada com paio de porco bísaro representa uma fusão bem conseguida de mar e terra. E o bacalhau à Gomes de Sá é feito com devoção e honestidade. É um prato que aqui é feito seguindo o espírito da que é provavelmente a melhor receita de bacalhau.
Nos pratos de carne, rendemo-nos por exemplo à coxa de pato confitada com molho périgueux. É imperdível o porco bísaro com migas de couve lombarda e molho à portuguesa. Os chefs apresentam um prato que é a um tempo simples e sofisticado. O novilho à Marrare com gratinado de batata tem o mesmo efeito surpresa em nós, sobretudo pelo bem que sabe.
Há várias opções para terminar a refeição em modo doce. Aconselho o fantástico leite-creme de anis e laranja com amêndoa e figo. E volte muitas vezes.
Casario
Rua de Cima do Muro 61, Porto
Tel.: 227 662 270
Web: grancruzhouse.pt/pt/restaurante
Das 17h às 22h30, de terça a domingo
Preço médio: 30 euros