Este domingo, 18 de maio, assinala-se o Dia Internacional dos Museus, que este ano convida a refletir sobre o papel destes equipamentos num mundo em constante transformação. Por todo o país, haverá entradas livres, visitas guiadas, oficinas e muitas outras atividades.
Corpo do artigo
Explorar o Museu de Arte Contemporânea de Lisboa
No fim de semana de 17 e 18 de maio, o Museu de Arte Contemporânea e Centro de Arquitetura de Lisboa celebra o Dia Internacional dos Museus com entrada livre e atividades gratuitas. O equipamento dá oportunidade de conhecer as oito exposições patentes, seja através de visitas guiadas especiais ou de oficinas para famílias que convidam à exploração criativa do espaço e das exposições. No dia 17 de maio será dado um destaque especial ao universo singular e afetivo da realizadora Chantal Akerman, com a leitura pela atriz Beatriz Batarda de um excerto de «Uma família em Bruxelas» e a visita à exposição com a realizadora Marta Mateus. O programa completo pode ser consultado aqui.
Música, teatro e festa no Museus de Famalicão
De 18 a 24 de maio, as 11 unidades museológicas famalicenses vão estar de portas abertas aos visitantes, com entrada gratuita inclusive na Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, num ano em que se celebram os 200 anos do nascimento do romancista português. O ponto alto desta celebração volta a ser o já tradicional “(H)Á Noite no Museu!”, um evento desenvolvido em parceria com o Classe Bar, no Museu Bernardino Machado. A festa acontece no dia 24 de maio, com início pelas 23h, seguindo noite dentro. A agenda inclui ainda peças de teatro, ateliês de pintura, uma oficina de velas decorativas, exibição de filmes, concertos e muitas outras atividades, algumas das quais sujeitas a inscrição prévia, e que podem ser consultadas no site oficial do município.
Um pedipaper pelos museus do Porto
Organizada pelo Município do Porto, em cooperação com 31 museus e núcleos museológicos, esta edição do Dia Internacional dos Museus integra visitas guiadas, oficinas, percursos, performances, jogos, concertos, conversas e atividades participativas, com destaque para o Museuspaper. Trata-se de uma experiência interativa em formato de pedipaper, desafiando os participantes a percorrerem museus da cidade e a resolver enigmas e perguntas. A atividade divide-se em três percursos: Pequena Rota (três museus), Grande Rota (seis museus) e Mega Rota (nove museus). Os participantes recebem um passaporte, que pode ser levantado em qualquer museu aderente, e que será carimbado à medida que completam os desafios. A conclusão de cada rota dá acesso a um prémio, definido por cada instituição. Mais informações disponíveis aqui.
Visitar o Museu Nacional de Soares dos Reis à noite
Na véspera do Dia Internacional dos Museus celebra-se a Noite Europeia dos Museus, por isso, este sábado o Museu Nacional de Soares dos Reis abre em horário especial, das 19h30 às 23h, com entrada gratuita. Durante todo o fim de semana terá ainda um programa recheado de conversas, visitas guiadas, oficinas e concertos. O programa completo pode ser consultado aqui.
Passear nos jardins do Palácio de Queluz
Para assinalar a data, a Parques de Sintra promove duas visitas guiadas temáticas no Palácio Nacional e Jardins de Queluz, que darão a conhecer com mais detalhe o Jardim Botânico e o projeto de restauro da Capela Real. Para a manhã de domingo (10h30), está agendada a visita ao jardim, que irá centrar-se no espaço verde construído entre 1769 e 1780 para entretenimento e recreio da Família Real.
Da parte da tarde, às 14h30, realiza-se a visita guiada “O Expoente do Barroco – A Recuperação da Capela Real de Queluz”. Esta visita guiada a uma das divisões mais antigas do palácio aborda a sua história e a investigação levada a cabo no âmbito do projeto de conservação e restauro, que lhe restituiu o esplendor barroco setecentista e a dotou de condições para reintegrar o órgão de tubos do século XVIII. Os bilhetes para estas visitas têm o custo simbólico de 1 euro e estão disponíveis online no site da Parques de Sintra.
Maratona de dança no Museu do Oriente
Para além da entrada gratuita, o Museu do Oriente celebra a efeméride com visitas guiadas às exposições e uma maratona de dança indiana. A oficina acontece na tarde domingo e convida a experimentar diferentes estilos de dança indiana, desde clássicos como Kathak e Odissi, à expressividade vibrante de Bollywood. As inscrições devem ser feitas através do site.
Construir um arrozal utópico nos Museus de Estarreja
O Município de Estarreja assinala o Dia Internacional dos Museus, este domingo, com oficinas de expressão plástica para crianças, às 10h30 e 15h, e visitas guiadas que decorrem todo o dia nos museus localizados no concelho: Fábrica da História – Arroz, Casa Museu Egas Moniz e Casa Museu Marieta Solheiro Madureira.
Na primeira oficina, os participantes são convidados a colecionar imagens e imaginar mapas, criando um arrozal utópico a partir do território. À tarde, a proposta é para explorar os jardins e a Casa Museu Egas Moniz e, com recurso ao desenho e jogos performativos, vão registar as aventuras. A participação é gratuita, mas requer inscrição através do formulário.