O primeiro alojamento naturista da Costa Vicentina nasceu há 15 anos, dando vida a um terreno de nove hectares onde imperam silêncio e natureza. O Samonatura alberga quatro casas com cozinha equipada, piscina exterior e tem praia a curta distância.
Corpo do artigo
Está situado em pleno Parque Natural da Costa Vicentina, a meio caminho entre São Luís e Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, e abriu portas há precisamente década e meia, tornando-se no primeiro alojamento naturista do sudoeste alentejano. À frente do Samonatura está o casal Jos e Martine Pronk, que trocaram a Holanda, de onde são naturais, pelo sul de Portugal no final da década de 1990, para gerir uma vacaria, algo que já faziam no país de origem.
Em 2010, o Samonatura foi o passo seguinte natural para este casal, que há vários anos já frequentava alojamentos naturistas lá fora e praias para nudistas por cá. “É uma forma de vida. Dá-nos mais liberdade. As roupas ajudam a dar valor a uma pessoa. Quando tiramos as roupas, somos todos iguais. E as pessoas têm mais respeito uns pelos outros, fazem menos barulho, não gritam, não deixam lixo no chão”, exemplifica Martine.
Inserido num terreno amplo de nove hectares, há uma larga franja de pinheiros-mansos a vestir a propriedade, aos quais se juntam árvores de fruto como medronheiros, laranjeiras e nespereiras. “Só temos natureza em redor. Silêncio, ótimo para os hóspedes relaxarem”, adianta a dona. A maioria dos hóspedes que aqui chegam são casais, mas Martine frisa que este não é um alojamento só para adultos.
Há quatro casas à disposição, incluindo uma feita toda em madeira, que albergam duas pessoas, à exceção da maior, onde conseguem dormir quarto a cinco pessoas. A decoração rústica predomina pelas casas, todas equipadas com cozinha – uma vez que não se servem pequenos-almoços nem outras refeições -, e com varanda própria com espreguiçadeiras. “As casas têm todas muita privacidade”, acrescenta Martine.
Uma vez que este alojamento só costuma funcionar durante os meses mais quentes – este ano, só abre entre 1 de abril e 31 de outubro -, o restante tempo livre é passado entre mergulhos na piscina exterior, que servem como refresco para os dias de verão. Há ainda uma área de jacuzzi e de sauna.
Importa ainda dizer que cada casa tem informações sobre a Rota Vicentina, para os amantes de caminhadas circulares. Além disso, alugam-se bicicletas de montanha para passeios a duas rodas pelos arredores, ou até mesmo em direção aos areais mais próximos. Em caso, a Praia do Malhão, a mais próxima de todas, a sete quilómetros de distância, ou as naturistas Praia dos Alteirinhos, na Zambujeira do Mar, e Praia do Salto, em Porto Covo, ambas a cerca de 35 quilómetros.
Samonatura
Monte Novo da Samoqueirinha, São Luís, Odemira
Tel.: 967939397
Web: samonatura.com
Preço: casas a 115 euros (para duas pessoas), sem pequeno-almoço. Na casa maior (quarto a cinco pessoas), acresce 20 euros/noite por pessoa.