No novo Amarello Hotel Praia Tapestry Collection by Hilton, debruçado sobre a Lagoa de Santo André, em Santiago do Cacém, respira-se a plenos pulmões o ar impoluto da Costa Vicentina. Natureza, boas camas e uma mesa recheada de sabores locais consolam o corpo e a mente.
Corpo do artigo
São dias serenos aqueles que se vivem nas margens da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha. Este importante ecossistema, que se estende ao longo de 16 quilómetros entre os concelhos de Sines e Santiago do Cacém, acolhe nos caniçais, juncais e salgueirais mais de 200 espécies de aves, que ali nidificam ou passam durante as migrações. Este verão, à beira das lagoas e a 300 metros da praia da Costa de Santo André, abriu portas o Amarello Hotel Praia Santo André, um hotel quatro estrelas imbuído da essência alentejana.
Nesta localização privilegiada, cujos trilhos e cenários de caminhada ajudam os hóspedes a quebrar a rotina e o cansaço dos ecrãs, os minutos parecem dilatar-se. O vento acaricia as searas, e ao pôr do sol os bandos de pássaros voam de forma graciosa. Incorporando a filosofia da chancela Tapestry Collection by Hilton - aplicada a unidades de pequena escala conectadas com o destino ao nível da arquitetura, decoração e gastronomia -, o projeto da NANO Design levou a natureza para dentro, ao nível dos tons e materiais utilizados.


A madeira, as texturas naturais, os tons de areia, as cerâmicas e os livros cativam o olhar e o toque. Entre o teto com relevos com formas geométricas, as esculturas de cegonha em vários recantos e as plantas de interior, destaca-se, atrás da receção, um mural da artista Jaqueline Arashida inspirado no livro "A menina e o pássaro encantado", de Rubem Alves. Os 42 quartos e duas suítes - estas com sala de estar com sofá-cama, banheira no quarto, duplo lavatório e vista lateral sobre a lagoa - seguem a mesma identidade visual, em diálogo com a paisagem.
Os atributos da Costa Vicentina, e do Alentejo em geral, expressam-se também no nome do hotel, propriedade do grupo espanhol Mercan Properties e sob gestão da AHM - Ace Hospitality Management. Grafada como A-MAR-ELLO, a palavra joga com o "amarelo do sol e da areia, o mar constante" e a sonoridade da saudação em inglês "hello", que a marca diz refletir "o espírito acolhedor" da região. "Aqui, o serviço acaba por ser menos formal que noutras marcas da Hilton", confirma a "guest relations" Matilde Pereira, mas ainda assim não menos atencioso.
Certo é que, apesar de ter aberto apenas em julho, o Amarello Hotel Praia Santo André tem conquistado a preferência de muito público local, ou não estivessem o restaurante e os bares (no piso térreo e na cobertura) abertos aos passantes. Os elogios deixados ao arroz caldoso de tamboril, ideal para dividir, e à vitela cozinhada durante 36 horas com puré de batata têm validado a aposta numa comida de conforto e de partilha. Quem o diz é Pedro Lisboa, chef residente, a quem coube elaborar o menu em articulação com o chef Miguel Rocha Vieira, "VP culinary arts" da AHM.


"Tem sido sensacional trabalhar com o chef Miguel", diz o portuense de 26 anos, a viver há dois e meio na região. Além dos peixes, comprados à muito carismática peixeira Rosa Martins do Mercado Municipal de Santiago do Cacém, também as frutas, legumes, azeite e vinhos chegam de bastante perto. No menu, que aprimora o receituário português e alentejano, há também petiscos como pica-pau de atum e salada de polvo, e sobremesas como pera bêbeda em moscatel de Setúbal.
Projetado para funcionar todo o ano, o hotel mantém aberto o acesso à piscina com "rebordo infinito" no quarto piso, com vistas desimpedidas sobre a Costa de Santo André e o sistema lagunar. Também dispõe de um ginásio aberto 24 horas/dia e promove atividades com parceiros locais, como passeios a cavalo e de moto4 com observação de aves. Bem perto localizam-se também o Badoca Safari Park e a destilaria de gin mediterrânico Black Pig. E em breve, tudo aponta para que o Festival da Enguia, tão popular em Santo André, passe também pelo Amarello.
Amarello Hotel Praia Santo André, Tapestry Collection by Hilton
Rua do Hotel, 6, Costa de Santo André, Santiago do Cacém
Tel.: 269 241 010
Web: hilton.com
Quarto duplo desde 100 euros/noite, com pequeno-almoço
Preço médio do restaurante à carta, sem bebidas: 30 euros

