Selllva chega ao Lx Factory, em Lisboa, com esplanada e maior influência asiática
Depois do Marquês de Pombal e de Campo de Ourique, o Selllva ganha uma nova morada no Lx Factory, com esplanada generosa e carta eclética para os vários momentos do dia e noite. Em Alcântara, há uma maior influência asiática
Corpo do artigo
Foi há já meia década que se deu a conhecer à cidade, trazendo uma selva urbana até Lisboa, perto do Marquês de Pombal. A cozinha saudável da casa, sem apoio em fundamentalismos, cresceu em popularidade e chegou depois a Campo de Ourique, com uma carta mais afinada nos sabores africanos. Como não há duas sem três, já diz o ditado, o Selllva estreia-se agora numa terceira e nova morada, desta vez em Alcântara, no Lx Factory. Mantém-se a inspiração selvagem, mas dá-se o salto para novos rumos, já que o novo restaurante, ainda que mantenha alguns pratos comuns aos irmãos mais velhos, tem uma influência asiática mais denotada.
Exemplo disso são as guiozas vegetarianas (com massa feita na casa e recheio de shiitake e legumes em picle); a baba ganoush com limão confitado e crocante de abóbora com sementes; os crepes vietnamitas com molho oriental; a salada de frango tailandesa, com espinafres, coentros, tâmaras e molho de tamarindo; a salada asiática, com arroz vermelho, grão crocante, cebola roxa, manga e tofu; ou a bowl Ásia, que junta arroz de sushi, atum marinado, abacate, manga, cogumelos e algas.
O clássico indonésio nasi goreng também tem lugar na carta do Selllva Lx Factory, assinada pelo chef João Novo, assim como o tataki de atum, com legumes e molho teriyaki, ou até o frango assado com kimchi, a piscar o olho à Coreia do Sul. Nos doces, além de uma vitrina que mostra os artigos de pastelaria do dia, destaque para a rabanada de miso com coco laminado, pistacho e toffee de tâmara.
Num espaço que está aberto todo o dia, mesmo entre refeições, aposta-se também num brunch all day e o leque de bebidas variado aplica-se aos vários horários do dia, desde sumos, batidos, chás, cervejas, vinhos e, claro, os cocktails de assinatura, pelas mãos do head bartender Gonçalo Guedes. Todos têm versões com e sem álcool e aqui ganham um toque asiático, emparelhando com o perfil da carta. O Tsurai Mule (vodka, lima, espuma de wasabi, ginger beer e wasabi) e o Jungle Sunset (gin, espuma de pêssego, sumo de limão e espuma de hibisco) são dois dos novos reforços no que toca à mixologia.
E se a decoração exótica em Campo de Ourique nos remetia mais para a savana africana, no Lx Factory há um mural pintado, a ocupar uma das paredes, que nos leva às florestas tropicais asiáticas, numa dança de anfíbios, répteis, mamíferos felinos e aves. A decoração de interiores do novo restaurante do Grupo Capricciosa, feito pelo atelier de arquitetura Catarina Cabral, aposta também nos tons terra e madeiras, mas é na ampla esplanada, onde cabem mais de 40 comensais, que recaem atenções por estes dias quentes. Uma esplanada mais recatada por se encontrar logo à entrada do Lx Factory e com guarda-sóis a dotá-la de sombras.
Selllva Lx Factory
Rua Rodrigues de Faria, 103 (Alcântara), Lisboa
Tel.: 211 609 076
Web: selllva.pt
Das 9h30 às 24h. Não encerra
Preço: pratos principais desde 14 euros; cocktails desde 6 euros