Abriu há dez anos na capital espanhola, chegou depois a Barcelona e estreia-se agora além-fronteiras, com uma terceira casa em Lisboa. No Fismuler impera uma cozinha de respeito pela estação, simples e cheia de sabor, focada no produto.
Corpo do artigo
Uma década depois de abrir portas em Madrid, onde se mantém como casa de sucesso e sinónimo de sala cheia, o Fismuler chega a Lisboa com a sua primeira morada fora do país vizinho, e a terceira no total, com um segundo espaço também em Barcelona. Está listado entre os 124 restaurantes recomendados pelo Guia Michelin Espanha, e faz parte da lista dos 50 Best Discovery Madrid, que reúne os melhores restaurantes, bares e hotéis da capital espanhola para esta conhecida plataforma.
À frente do projeto está a família La Ancha, que gere 13 restaurantes no total (outros exemplos são a Taberna de La Ancha, Armando, Tortillas de Gabino e Molino de Pez), e que soma um percurso na restauração com mais de cem anos, atualmente liderado pelos irmãos Nino e Santi Redruello, a quarta geração consecutiva a seguir a paixão familiar.
O novo restaurante de Lisboa, a dois passos do Marquês de Pombal, aposta numa cozinha de produto, com ingredientes de época, com denotada inspiração nórdica, simples, muitas vezes com pouca intervenção, para deixar o sabor do produto sobressair. "Esta é uma cozinha com muito respeito pelo produto, de fácil interpretação e divertida também", explica Nuno Dinis, chef residente do restaurante situado no piso térreo do novo hotel ME Lisbon by Meliá, na esquina entre a Avenida Fontes Pereira de Melo e a Avenida António Augusto Aguiar. Aos 37 anos, o chef natural de Leiria já passou por casas como o BAHR, do Bairro Alto Hotel.
"Respeito, humildade e simplicidade" são os principais valores que Nino Redruello, chef do grupo La Ancha, atribui ao Fismuler, que aposta numa cozinha de proximidade, não só com a cozinha aberta no restaurante, como pela finalização de pratos à mesa.
A carta espelha boa parte dos pratos que existem nas moradas em Espanha, mas os alicerces no produto local e sazonal levam a que haja algumas novidades e alterações no menu de Lisboa, que vai rodando a ritmo constante, de tal forma que a carta é impressa todos os dias. O mesmo acontece em Espanha, o que leva o Fismuler a ter uma "biblioteca" de pratos de cerca de 600 criações, ao longo dos anos.
Uma das estrelas da carta é o escalope San Román, o panado de dimensões generosas que leva ovo e trufa, e que está no menu desde o arranque do espaço em Madrid. Outras propostas são a bocata de orelha de porco crocante com salsa brava; a tarte tatin de alho-francês e mortadela fumada; a dourada de esteiro com amêndoa e uva tinta; a burrata com cecina fumada e nectarina grelhada; as cenouras braseadas com caril de kalamansi e toranja; o ceviche de curgete e beterraba; o arroz malandro de choco e caranguejo frito; o lírio com aguachile de espinafres e ervilhas-tortas; o bife tártaro da casa, com torrada de massa-mãe; ou a tortilha de bacalhau, batata e pimentos assados, este último um dos pratos que só se provam em Lisboa.
Nos doces, entre os destaques está a tarte de queijo, feita com três tipos diferentes (queijo fresco, fumado e azul); o pudim de leite fumado com ananás dos Açores; ou a refrescante espuma de coco com gelado de aipo, lima e gengibre. Para acompanhar, a garrafeira compõe-se de vinhos portugueses, na sua maioria, mas há rótulos espanhóis também à escolha.
O ambiente do restaurante tem uma inspiração industrial, mas consegue manter um lado acolhedor. Aos jantares, há razões extra para uma visita ao restaurante, altura em que acontecem momentos de música ao vivo.
O chef à frente do grupo
Nino Redruello, o chef do grupo centenário La Ancha, que gere atualmente com o irmão Santi e o primo Ekaitz Almandoz, mostra-se satisfeito com a vinda do seu restaurante para a capital, afirmando que "este é o melhor momento para o Fismuler". "A vida foi-nos mostrando que é possível expressar qualidade e ter liberdade num ambiente informal", remata o chef e proprietário. É apaixonado pela cozinha desde criança, passando os verões no La Ancha, a taberna que o seu bisavô abriu em Madrid em 1919, formou-se em San Sebastián e já passou por restaurantes de renome como o Arzak, o El Bulli e o Lindsay House, entre outros.
Fismuler
Avenida Fontes Pereira de Melo, 7F, Lisboa
Tel.: 218 386 096
Web: fismuler.com
Das 12h30 às 15h e das 19h às 22h30, de segunda a quinta; a partir das 13h de sexta a domingo; até às 23h à sexta e sábado.
Preço: entradas desde 6 euros; pratos principais desde 24 euros; sobremesas desde 6 euros