
Já está tudo preparado para dar as boas-vindas a 2026.
Foto: DR
Restaurante situado na zona monumental de Belém, em frente ao Tejo, preparou programa de passagem de ano inspirado no famoso Cotton Club, um clube restrito frequentado pelas elites, em Nova Iorque, no início do século XX. Animação temática e um menu com assinatura do chef Patrick Lefeuvre prometem uma viagem no tempo até 2026.
Frequentado pelas elites da década de 20 do século XX, entre elas muitos músicos de jazz, o Cotton Club celebrizou-se na cidade de Nova Iorque como um clube exclusivo e até foi retratado no cinema por Francis Ford Coppola, em 1984. Em 2025, será o tema do programa de passagem de ano do SUD Lisboa Terrazza, um espaço multifacetado na frente ribeirinha de Belém, em Lisboa.
O programa chama-se "Réveillon SUD Cotton Club" e pretende ser "um tributo à era dourada" e uma "celebração para o futuro". No centro da oferta, além da decoração temática e da animação com bailarinos e cantores da equipa interna do SUD, estará o menu concebido pelo chef executivo Patrick Lefeuvre, também inspirado na "golden era". A ideia será descrever uma viagem no tempo desde 1920 até 2026.
Esta "abordagem atual" e "sensorial" começa a ganhar forma ao início da noite de dia 31 de dezembro com uma brioche tostada com cogumelos selvagens, foie gras e trufa Melanosporum pensada para "evocar o luxo das noites do Cotton Club". Segue-se caranguejo real com caviar de ostra, "inspirado no cosmopolitismo" da Nova Iorque dos anos 20.
Depois, os clientes podem encontrar salmonete na salamandra com gnocchi de chorão-do-mar e jus de bivalves, uma criação que, no entender do chef, conjuga "subtileza marinha e precisão técnica"; e o cocktail Bee's Knees (ícone da era "Prohibition"). Em comunicado, o restaurante revela que o segundo momento traz wagyu, lavagante suado e variação de salsifis.

A sobremesa dá pelo nome de Purple Whisper e é feita com mirtilo, yuzu e violeta, sendo acompanhada por petit-fours e café. Após a meia-noite, momento em que todos os interessados poderão subir ao terraço junto à piscina para assistir aos vários espetáculos de fogo-de-artifício que iluminam Lisboa e a Margem Sul, o bar fica aberto até às 2 horas. A ceia prolonga a celebração com pregos em bolo-do-caco e pastéis de nata. O valor é de 440 euros/pessoa e as crianças até aos 10 anos pagam metade.
Segundo o SUD Lisboa, todo o conceito de passagem de ano terá "performers, cantores e DJs" alinhados com uma "narrativa sonora e visual que liga passado e presente - do swing ao jazz latino, dos clássicos eternos aos ritmos atuais". O código de vestuário sugerido é "Black Tie Trendey 20's" e convida a explorar a estética da época, marcada por luvas de cetim, penas
O código de vestuário sugerido é "Black Tie e Anos 20" convida a explorar a estética da época, marcada por luvas de penas reinterpretadas, lantejoulas de linha atual, smokings estruturados e detalhes que homenageiam a intemporalidade do glamour.
No terraço do SUD Pool Lounge, no mesmo edifício, o menu servido será o mesmo, em mesas redondas para até dez pessoas, pelo valor de 4.200 euros/mesa.

