Kolab abre nova loja ainda maior nos Restauradores, com arte, moda e design exclusivos
O estilo de vida urbano, que se expressa vez mais na forma de cada um se vestir e comportar, tem na nova Kolab Concept Store, em Lisboa um reduto de exclusividade e luxo. Um projeto de quatro jovens empreendedores com idades na casa dos 20 anos.
Corpo do artigo
Se até ao aparecimento desta loja haveria quem sentisse necessidade de voar para Londres ou Paris para comprar roupa de marca centrada nas "tendências internacionais", desde a abertura da Kolab Concept, Store na lisboeta Praça dos Restauradores, o panorama mudou. "Fazia imensa falta uma loja de roupa como esta, para quem, como eu não, não conseguia encontrar as marcas que gosta de usar", considera Rafael Benzinho, de 26 anos e um dos sócios por trás da Kolab que, em julho, abriu uma loja de três pisos, a um palmo da Avenida da Liberdade.
Este projeto - agora a quatro com a entrada do futebolista profissional Nuno Mendes - começou com Rafael e Tiago Fonseca, apaixonados por sneakers (ténis) desde crianças. "Eu investia na compra de calçado e o Tiago revendia. Começámos por fazê-lo online e chegámos a ter até um showroom à porta fechada", recorda, quando o mercado dos modelos de poucas unidades e as edições colaborativas e exclusivas atraiam consumidores e colecionadores, entre 2020 e 2024. A estratégia das marcas mudou e a Kolab adaptou-se, com a entrada de Francisco Tilli.
Sendo maior do que o espaço que ocupava no nono andar do hotel Tivoli Avenida, em frente ao restaurante Seen (e acompanhando o horário deste, entre as 19 e as 02 horas), a nova Kolab é agora diurna, e apela aos consumidores locais e internacionais que por ali passam. À entrada, o calçado de marcas como Nike, Adidas, Filling Pieces, Yeezy e Converse oferece cor à brancura das paredes, enquanto os clientes provam os tamanhos em assentos polidos em pedras brutas de mármore. Já o corrimão amarelo desenhado pelo designer Ricardo Preto dá ritmo à divisão.
No piso de cima, iluminado pela rua, a Kolab apresenta objetos para decorar a casa: difusores e velas da Claus Porto; sabonetes e águas de colónia da Ach Brito; livros; e cerâmicas icónicas da Bordalo Pinheiro, por exemplo. Também há um recanto em parceria com a perfumaria Otro, com edições de nicho, acessórios de moda, como pulseiras e anéis de prata, da designer Maria João Bahia; óculos de sol; e mochilas da conhecida The North Face. O piso subterrâneo é, na verdade, o principal, reunindo quase duas dezenas de marcas de roupa, uma delas portuense. "As roupas da Realm Opo vendem-se muito bem", conta Rafael Benzinho à Evasões. "T-shirts, conjuntos, calças, fatos de treino...".
Criada em 2021, esta marca, que diz inspirar-se na cultura da Invicta, procura "quebrar as barreiras" entre os estilos "street wear, casual e chic", com itens para homem e mulher. É preciso procurá-las com atenção, já que, ao contrário do que é norma, na Kolab Concept Store as roupas estão organizadas por cores e estilos. A estética apurada e minimalista é uma das imagens que ficam desta loja, onde qualidade e exclusividade se unem.
Kolab Concept Store
Praça dos Restauradores, 12 (Restauradores), Lisboa
Tel.: 910697252
Web: kolablisbon.com
Das 10h às 20h, todos os dias.
Roupa desde 60 euros; calçado desde 120 euros.