O Trás-os-Montes em Prova ruma a Lisboa para uma segunda edição, a 5 de julho, com 23 produtores e mais de 120 referências transmontanas, deixando ainda espaço para novidades.
Corpo do artigo
Desta vez, e em estreia absoluta, o Time Out Market Lisboa, no Cais do Sodré, será a casa do evento vínico que decorrerá no dia 5 de julho, das 11 às 21 horas, horário alargado face ao das anteriores edições. O espaço acolherá mais de 120 rótulos de 23 produtores transmontanos, a saber: Bago de Ouro, Casa do Joa, Casa José Pedro, Cizeron Wines, De Sousa, Encostas de Sonim, Flandório, Maria Gins, Mont'Alegre Vinhos, Ninho da Pita, Palmeirim D'Inglaterra, Parapente, Quinta das Corriças, Quinta de Arcossó, Quinta do Gago, Quinta do Salvante, Quinta Recomeço, Quinta Serra d'Oura, Quinta Vale dos Montes, Quinta Vale Madruga, Terras de Mogadouro, Villela Seca e Vinho dos Mortos.
A segunda edição traz ainda, como novidades, duas masterclasses. A primeira realiza-se das 12 às 13.30 horas, sob o tema “O Vinho de Trás-os-Montes Namora com os Produtos da Sua Terra”, na qual o jornalista Edgar Pacheco orientará o público através de exercícios de harmonização. Já a segunda masterclass, intitulada de “Elegância e Caráter – O ADN dos Vinhos para Lá dos Montes”, está agendada para as 16.30 horas e será conduzida pela crítica de vinhos Valéria Zeferino.
Outra novidade desta edição é a participação da CIM Terras de Trás-os-Montes, que estará presente durante todo o evento a promover a prova de vários produtos regionais. Segundo comunicado oficial do evento, Trás-os-Montes "é a região vitivinícola de Portugal com maior número de vinhas velhas centenárias e no seu terroir é possível identificarem-se dezenas de castas autóctones. Nas suas terras para lá dos montes, os tradicionais lagares rupestres ainda são utilizados e dão origem a vinhos distintos que nascem dos seus solos ricos, graníticos e xistosos".
O Trás-os-Montes em Prova em Lisboa, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, é aberto a todos os entusiastas do terroir transmontano, sejam eles público em geral, sommeliers, jornalistas, profissionais do canal HORECA ou enófilos. Os ingressos (exclusivamente disponíveis no local do evento) têm um custo de dez euros e dão acesso gratuito à participação em ambas as masterclasses, sendo apenas necessária a inscrição online.