Uma quinta secular nos arrabaldes de Ponte de Lima abre portas aos hóspedes com um ramalhete de atividades e programas para ali passarem uma temporada. Na quadra pascal, além das brincadeiras habituais, os mais novos vão poder participar numa caça ao ovo, enquanto os pais desfrutam de um copo de vinho no jardim.
Corpo do artigo
Não falta o que fazer na Quinta da Boavista, seja qual for a altura do ano. “Aqui nunca é aborrecido”, assegura Ella Illarionova, que juntamente com o marido Sergey Smotrov, encontrou naquela propriedade do século XVIII nos arrabaldes de Ponte de Lima o lugar certo para mudar de vida. O casal, natural da Rússia, tomou a decisão de ir viver para Portugal num dia 20, o mesmo número que dita a morada da Quinta da Boavista, e que acabou por dar nome ao agroturismo que ali criaram.
“Quando descobrimos este lugar achámos que estava à nossa espera”, recorda Ella. Rodeada por montanhas e mergulhada no sossego do campo, a quinta de 13 hectares conta com espaço e edifícios suficientes para Ella e Sergey assentarem raízes e ainda abrirem portas a hóspedes.
Na casa principal, onde vivem os anfitriões, são servidos os pequenos-almoços, e lá existe também uma sala de estar para os visitantes usufruírem de serões à lareira, animados com jogos de tabuleiro. Para pernoitar há seis casas, que no total podem acolher até vinte hóspedes - o número mágico -, em diferentes tipologias: apartamentos T1, perfeitos para casais, e também uma habitação com quatro quartos, a pensar em famílias e grupos de amigos.
Para os hóspedes mais pequenos não se aborrecerem durante a visita, além de um parque infantil e da cabana no meio da floresta, o casal criou ainda uma casa inteiramente dedicada às crianças, onde podem entreter-se com um ramalhete de atividades. Miúdos e graúdos têm também a possibilidade de explorar as redondezas de bicicleta, utilizar o parque desportivo para partidas de basquetebol, futebol, voleibol e ténis, tomar banhos refrescantes na piscina exterior, passear na vinha, no olival e no pomar e participar nos afazeres da quinta. Há um capoeiro, uma estufa e uma horta de onde provêm muitos dos ingredientes usados na confeção das refeições (disponíveis a pedido). As frutas e legumes que não são consumidos acabam transformados na cozinha em conservas e compotas, que os hóspedes também podem aprender a fazer, em workshops para todas as idades. À mesa, ou no terraço relvado, com vista para a paisagem montanhosa, os adultos são ainda convidados a provar os vinhos da casa, e a relaxar no ambiente bucólico da quinta.
Caça ao ovo e muita brincadeira
Para a quadra pascal, a Quinta da Boavista convida a usufruir de todas estas valências e atividades, como acesso ilimitado dos pequenos à Casa das Crianças, onde têm parede de escalada e baloiço, podem pintar nas paredes com giz, saltar num trampolim e descer desde a biblioteca no primeiro piso até ao rés-do-chão através de um escorrega. Acresce ainda uma caça aos ovos da Páscoa, para crianças dos 5 aos 12 anos, durante a qual os pais podem descansar no jardim, rodeados pela natureza, ou até relaxar na sauna e fazer uma massagem.
Vinte-Quinta da Boavista
Rua de Parada, 20, Moreira do Lima, Ponte de Lima
Tel.: 913 902 020
Web: vinteaparto.com
Alojamento duplo a partir de 200 euros por noite, com pequeno-almoço