BCE: Jean-Claude Trichet fala de deterioração clara da economia real na na zona euro
Corpo do artigo
Frankfurt, Alemanha, 08 Jan (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu, Juean-Claude Trichet, disse hoje que a economia da zona euro se deteriorou claramente, parecendo corroborar as expectativas de uma nova baixa das taxas directoras na próxima semana.
"É evidente que tivemos uma deterioração significativa da economia real", afirmou numa entrevista à revista norte-americana Institutional Investor, hoje divulgada na Internet.
"O que me surpreende, é que as previsões mais recentes são também as mais pessimistas. E isso é verdade ao nível mundial, não apenas ao nível da zona euro", acrescentou.
O BCE reúne o seu conselho de governadores na próxima quinta-feira para decidir a sua política monetária, mas até agora os guardiões do euro não deixaram transparecer as suas intenções.
Trichet sugeriu em finais de Dezembro que o BCE poderia fazer uma pausa, dizendo que era preciso esperar para ver os efeitos das baixas de taxas decididas até agora.
A instituição europeia baixou a sua principal taxa directora em 1,75 pontos percentuais para 2,50 por cento entre Outubro e Dezembro.
"Nas circunstâncias actuais, é mais importante que nunca que as previsões da inflação sejam consolidadas", afirmou na entrevista.
Isso "é essencial para garantir a estabilidade dos preços a médio prazo e contribuir para prevenir a ameaça de possível deflação", um perigo que considera não estar actualmente na ordem do dia.
Os mercados e numerosos economistas antecipam uma nova redução da principal taxa directora a 15 de Janeiro, provavelmente em meio ponto.
CM
Lusa/Fim