A atriz italiana Lucia Bosé pode ser condenada a uma pena de prisão de até dois anos. A intérprete é acusada pelo Ministério Público espanhol de se ter apropriado de um desenho de Picasso que não lhe pertencia e de o ter vendido num leilão.
Corpo do artigo
A Procuradoria de Madrid pediu uma pena de dois anos de prisão para Lucia Bosé, 87 anos, por se ter apropriado de um desenho de Picasso que pertencia a uma das suas funcionárias, falecida em 1999, e de o ter vendido num leilão por quase 200 mil euros.
O objeto em questão era de Remedios T.M, mulher que trabalhou e morou na casa da atriz, em Madrid, durante cinco décadas, e na qual tinha todos os seus pertences. Depois da sua morte, Lucia Bosé apoderou-se de um desenho de Picasso que lhe pertencia, denominado "La Chumbera", e no qual tinha gravada nas costas uma dedicatória, datada de 16 de fevereiro de 1963, em que se podia ler "Para Reme".
Posteriormente, a 25 de junho de 2008, vendeu-o num leilão por uma quantia que atingiu os 198 mil e 607 euros, mas nunca deu esse dinheiro a qualquer um dos herdeiros da funcionária, as sobrinhas Remedios e María Pilar.
Na acusação, além de dois anos de prisão, a Procuradoria pede também o pagamento de uma multa no valor de 20 euros diários, durante oito meses, e uma indemnização para compensar os lesados pelos danos causados.