O ciclone tropical Gabrielle, que se está a dirigir ao arquipélago dos Açores, deverá atingir o continente no sábado já em fase de depressão pós-tropical. As ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores vão estar sob aviso vermelho a partir da noite de quinta-feira.
Corpo do artigo
"Prevê-se que tenha impacto em Portugal Continental a partir do final do dia de sábado, com aumento de nebulosidade no litoral oeste, a sul do cabo Mondego, e depois durante o dia de domingo, principalmente nas regiões do centro e sul, onde se prevê alguns períodos de chuva, aguaceiros, uma intensificação do vento, sobretudo nas terras altas", explica ao JN Maria João Frada, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A especialista aponta ainda que é provável um aumento da agitação marítima na costa ocidental, principalmente a sul do cabo Mondego. As ondas poderão atingir os três metros e meio e, eventualmente, os quatro metros.
O ciclone Gabrielle continua a perder intensidade e com a aproximação aos Açores deverá atingir o arquipélago como categoria 1, sobretudo os grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial).
Estas ilhas vão estar sob aviso vermelho, devido a precipitação forte, agitação marítima e vento, a partir da noite de quinta-feira.