Raquel e Miguel são influenciadores digitais no campo das viagens e vivem exclusivamente como criadores de conteúdo. São os rostos do blogue de viagens e da conta de Instagram "Explorerssaurus".
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Chamam-se Raquel e Miguel, são um casal, e, desde 6 de janeiro de 2019, vivem exclusivamente da criação de conteúdo para as redes sociais.
No início do ano passado, foram notícia em todo o mundo por uma fotografia arriscada tirada durante uma viagem de comboio no Sri Lanka. "Foi a primeira vez que tivemos tanta atenção por parte dos media. Na altura, ficamos tristes porque tudo o que falaram eram coisas más", conta Raquel, natural de Vila Nova de Gaia, ao JN. Na altura, foram duramente criticados, mas a exposição na imprensa nacional e internacional valeu-lhes um crescimento na ordem dos cem mil seguidores. "Estavam a justificar a foto por um motivo que não foi aquele que a levamos a fazer. Não era por causa de 'likes' [gostos]", esclarece Miguel, natural de Ponte de Lima.
Hoje são mais de 700 mil as pessoas que acompanham as aventuras do casal com maior "engagement" no Instagram em Portugal (vulgo, interação nas redes sociais, medida através de gostos e comentários), de acordo com um ranking da Brinfer, uma plataforma de marketing digital pensada para marcas e agências de comunicação, estando apenas atrás de jogadores de futebol e outras personalidades altamente mediáticas. "Infelizmente, por vezes, as pessoas em vez de dar valor ao teu trabalho, dão valor aos números. Se tiveres um número grande de seguidores, então as pessoas vão ter mais tendência para seguir", notam.
Já não conseguem precisar o número de viagens que fizeram, em dupla ou individualmente, mas só em 2019 foram cerca de 35 viagens a engrossar o catálogo, mas há mais na "lista de desejos".
Tudo começou quando se viram, pela primeira vez, numa discoteca no Algarve, em 2016, mas o primeiro encontro só surgiu meses depois, após várias mensagens trocadas através da rede social. Um dia depois, estavam a viver juntos. "Na altura, a minha mãe até perguntou se não achava que estava a ser precipitada e eu respondi-lhe que se não era para dar certo, que ia perceber rapidamente", conta Raquel.
A primeira viagem do casal foi a Bali, na Indonésia, quatro meses depois de começarem a namorar. Foi justamente essa viagem que deu origem ao nome da conta na rede social e ao blog - uma mistura de "exploradores" com "dinossauros" -, mas há muito que o duo mantinha uma relação próxima com as viagens. "Quando conheci o Miguel já tinha estado em 50 países. Também já tinha estudado duas vezes fora e ele adorava fotografia", explica Raquel.
Do leque constam, a partir daí, cidades como Marraquexe, Barcelona, Veneza, Milão, Frankfurt ou Paris. "Depois da nossa viagem à Indonésia, a Raquel foi estudar para Espanha e em vez de nos encontramos lá ou aqui no Porto, encontrávamos em diferentes cidades e foi aí que o projeto começou", conta Miguel.
Não demorou muito até abandonaram por completo os respetivos empregos - ela licenciada em Bioengenharia, ele em Contabilidade e Gestão de Empresas - cientes, no entanto, de que poderiam estar a trocar a estabilidade financeira pela incerteza do futuro. "Chegou a uma altura que tínhamos que recusar trabalhos que nos propunham porque não conseguíamos conciliar tudo. Ambos odiávamos o que fazíamos. Portanto, poder deixar de fazer algo que não gostávamos foi fácil. Deixou-nos muito felizes", confessa Raquel.
Embora já não dediquem mais de oito horas por dia à rede social, a média diária do tempo que passam no Instagram ainda é elevada: "Temos vindo a descer porque temos trabalhado em projetos diferentes. Mas está nas cinco ou seis horas", confidenciam.
Para o futuro, o objetivo é expandir as áreas de negócio: "Estamos a criar a nossa marca de roupa. Queremos que seja sustentável e o mais eticamente possível. Daí escolhermos o nosso país", adiantam, revelando ainda outros projetos na calha: "Queremos lançar também cursos online e, provavelmente, um livro."