Costa, Papa Francisco e Luís Aleluia: as palavras mais pesquisadas no Google em 2023
Com o ano a chegar ao fim, a Google revelou quais foram as pesquisas mais frequentes no motor de busca ao longo de 2023.
Corpo do artigo
O nome nacional mais pesquisado foi o do primeiro-ministro António Costa, que apresentou, em novembro, a demissão do cargo que ocupava há oito anos, depois de se saber que estava a ser investigado pelo Ministério Público, o que levou à marcação de novas eleições legislativas para março de 2024. No pódio, surgem também Pedro Mafama, cantor, compositor e autor da música "Preço Certo", que pôs Portugal a cantar "Olarilolé, Olariloléi", e o ator João Catarré, que sofreu de um problema de saúde durante o ano.
A nível internacional, os nomes mais pesquisados são o Papa Francisco, que esteve em Lisboa em agosto durante a Jornada Mundial de Juventude, mas que também teve vários problemas nos últimos meses, tendo sido operado, em junho, a um problema intestinal na sequência de uma “hérnia incisional encarcerada”. Os utilizadores do Google pesquisaram ainda a cantora Shakira, depois do seu polémico divórcio do ex-jogador de futebol espanhol Piqué e de um julgamento por fraude fiscal em Espanha. A fechar o pódio surge o ator Jeremy Renner que, no início do ano, foi hospitalizado na sequência de um acidente com um limpa-neves, tendo partido 30 ossos.
Entre as pessoas falecidas no ano de 2023, as mais pequisadas foram o ator Luís Aleluia, que morreu em junho aos 63 anos, a cantora Tina Turner, que sofria de um problema oncológico e que morreu um mês antes aos 83, e ator Matthew Perry, o "Chandler" da famosa série "Friends", que foi encontrado morto aos 54 anos dentro de um jacuzzi na sua casa, em Los Angeles, em outubro.
Na categoria musical, além de Pedro Mafama e Shakira, a lista das pesquisas é liderada pelos Coldplay, que atuaram em quatro concertos no Estádio Cidade de Coimbra em maio de 2023. Já os filmes e séries que mereceram mais buscas no Google foram os filmes "Oppenheimer" e "Barbie", que estabeleceram recordes de bilheteira, ultrapassando juntos os mil milhões de dólares (907 milhões de euros) em vendas de bilhetes a nível mundial, e série portuguesa da Netflix "Rabo de Peixe", que se baseia num acontecimento verídico ocorrido em 2001, quando um veleiro naufragou com meia tonelada de cocaína a bordo, tendo grande parte da droga dado à costa próximo de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel.
Hamas, ChatGPT e percevejos também no topo das pesquisas
O Google também foi usado para tirar dúvidas. Os portugueses usaram o motor de busca para tentar perceber "O que é o Hamas", um movimento islamita que efetuou um ataque em território israelita em 7 de outubro, que provocou cerca de 1200 mortos, na maioria civis, e mais de 200 reféns; "O que é o ChatGPT", um "chatbot" online de Inteligência Artificial desenvolvido pela OpenAI; e "O que é implosão", que se refere à implosão do submersível Titan, durante uma visita aos destroços do Titanic, em junho, na qual os cinco tripulantes morreram.
Por outro lado, os utilizadores também quiseram saber "Como se chamam os habitantes da Guarda", "Como fazer fogo", "Como morreu Luis Aleluia", "Como eliminar percevejos", "Como tirar nódoas de sangue" e "Como descongelar carne rápido". Outras curiosidades foram "Gasóleo sobe ou desce", "Cara ou coroa google" e "Como saber se vou pagar ou receber irs 2023".