Fim da missão em Marte: helicóptero da NASA sofre danos a fazer aterragem de emergência
O helicóptero Ingenuity da NASA sofreu danos que obrigaram a terminar a missão em Marte.
Corpo do artigo
Em comunicado, citado pela BBC, a NASA disse que a aeronave foi forçada a realizar uma “aterragem de emergência” que danificou os seus rotores.
Segundo Bill Nelson, administrador da agência espacial, o Ingenuity permanece “em pé”, mas as imagens mostraram que “uma ou mais pás do rotor” ficaram danificadas. Embora já não possa voar, Nelson sublinhou que o inovador helicóptero realizou muito mais voos do que o planeado.
“O Ingenuity abriu o caminho para voos futuros no nosso Sistema Solar e está a abrir caminho para missões humanas mais inteligentes e seguras para Marte e mais além”, disse Nelson, numa mensagem de vídeo nas redes sociais. “Aquele helicóptero notável voou mais alto e mais longe do que jamais imaginámos e ajudou a NASA a fazer o que fazemos de melhor – tornar possível o impossível.”
As circunstâncias do incidente estão a ser investigadas.
O Ingenuity chegou ao Planeta Vermelho em fevereiro de 2021 com o rover Perseverance. Era para ser uma breve demonstração tecnológica para provar que o voo era possível na ultrafina atmosfera marciana. No entanto, o veículo passou a apoiar o Perseverance na exploração da cratera de Jezero, visualizando áreas de Marte que poderiam ser de interesse, ajudando o robô e os humanos na Terra a escolher o caminho certo.
O Ingenuity realizou 72 voos e voou mais de 14 vezes mais longe do que o planeado originalmente.