A Google vai abolir as contas que não são usadas há pelo menos dois anos. O objetivo é prevenir ataques informáticos.
Corpo do artigo
A gigante tecnológica vai implementar na próxima sexta-feira a medida anunciada em maio e está, desde agosto, a alertar os utilizadores, avança a CNN.
"Queremos proteger as suas informações privadas e evitar qualquer acesso não autorizado à conta, mesmo que não esteja a usar os nossos serviços”, pode ler-se no aviso.
Em maio, a Google informou que as primeiras contas a serem eliminadas seriam as que foram criadas e nunca utilizadas. A "limpeza" afeta todas as aplicações da marca, incluindo o Docs, a Drive e as Fotos. De fora ficam as contas que tenham canais de Youtube associados ou as que foram usadas para fazer compras online.
Para evitar que a conta seja apagada, o utilizador deve fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos.
De acordo com o fundador da empresa de cibersegurança Veriti, Oren Koren, “excluir contas antigas é um passo fundamental para garantir a segurança" já que os hackers podem ter de criar novas contas, o que implica a verificação do número de telefone.
Além disso, os dados mais antigos que podem ter sido afetados por algum ataque informático são também eliminados.
Esta medida é uma atualização da política de segurança de 2020, em que se previa a eliminação dos conteúdos dos serviços que não estivessem a ser utilizados, mas as contas não eram afetadas.