JNTAG - Diana Ginja venceu recentemente o Globo de Ouro Revelação mas, talvez não saibas, já foi vítima de bullying e vai contar o seu testemunho, esta segunda-feira, Dia Mundial de Combate ao Bullying.
Corpo do artigo
Diana Ginja é uma jovem atriz de 12 anos que recentemente se popularizou numa telenovela com um desempenho que lhe valeu o Globo de Ouro Revelação, na cerimónia anual de prémios da estação de televisão SIC. No entanto, também ela vítima de bullying, Diana Ginja vai contar a sua experiência numa sessão online, esta segunda-feira, 20 de outubro, às 18 horas. As inscrições estão disponíveis aqui.
A sessão online é gratuita aberta a todas as famílias, com perguntas e respostas em direto e a participação de Anabela Reis, socióloga e especialista em Envolvimento Parental; Melanie Tavares, psicóloga clínica especialista em Bullying; e Ana Vicente, professora de educação especial e especialista em Mediação Escolar. A organização desta iniciativa de partilha em direto é da marca de materiais escolares Giotto, em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC), para assinalar o Dia Mundial de Combate ao Bullying.
Atenção, diálogo aberto e denúncia destacam-se como formas de prevenção e resposta ao bullying, que tem estado a aumentar nas escolas, apesar de não ser considerado crime. Estima-se que um em cada três alunos em Portugal foi vítima.
O que é?
O bullying é um conjunto de comportamentos de agressão que assume um padrão continuado, ocorrendo de forma repetida ao longo do tempo; pressupõe a existência de um desequilíbrio de poder entre vítima e agressor/a, o que coloca a vítima numa situação de maior fragilidade e vulnerabilidade; e tem como objetivo causar mal-estar e sofrimento, humilhar e controlar a vítima, segundo a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

