A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu um alerta de segurança por causa de mensagens de correio eletrónico, alegadamente enviadas por aquele organismo, a anunciar reembolsos ou dívidas, mas que, na realidade, são um esquema de burlas informáticas. Em nenhum caso deverá seguir as hiperligações exibidas, avisa.
Corpo do artigo
Os emails falsos contêm dois tipos de mensagens, ambas escritas de modo a convencer os destinatários a seguir hiperligações maliciosas. Uma anuncia que tem direito a um reembolso de impostos e que terá de seguir o "link" para confirmar o montante a receber e "a conta bancária em que está a ser creditado".
A outra mensagem notifica o destinatário da existência de problemas na sua declaração de impostos que vão ditar uma multa de 6 mil a 165 mil euros. Para visualizar o relatório completo da ocorrência e proceder à regularização da sua situação, o utilizador tem de seguir um "link" e descarregar um arquivo.
Em ambos os casos, as ligações são maliciosas e visam a instalação de vírus nos computadores para que os burlões possam roubar dados confidenciais como as credenciais de acesso a contas bancárias.
A AT alerta ainda para uma outra campanha, esta de "phishing" que recorre a falsas SMS. Os destinatários destas mensagens são induzidos maliciosamente a efetuar um pagamento para alegadamente regularizar a sua situação tributária e evitar uma penhora de salário/bens.
"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos ou a efetuar pagamentos indevidos", recomenda a AT frisando que "em caso algum deverá efetuar essas operações".