O ataque com ácido a uma jovem, em Amarante, terá sido filmado, porque a vítima andava com medo do ex-namorado e terá instalado câmaras de vigilância na sua habitação, apurou o JN. Este sábado, a Polícia Judiciária anunciou a detenção do suspeito, de 29 anos.
Corpo do artigo
O suspeito já teria ameaçado a rapariga, de 23 anos, antes de derramar ácido sobre ela, no passado dia 13. Face aos antecedentes e ao receio de poder ser de novo alvo, instalou câmaras de vigilância na habitação, que terão registado o crime. As imagens terão sido recolhidas pela investigação criminal.
Os factos ocorreram à porta de casa da jovem, perto do Estádio Municipal de Amarante, na sequência do fim da relação com o namorado, com quem chegou a viver durante algum tempo. O homem, a pretexto de entregar um gato e outros pertences à ex-namorada, muniu-se de um recipiente com ácido e, de dentro do carro, atirou o produto sobre ela.
A jovem foi atingida e sofreu queimaduras graves principalmente no rosto, mas também nas pernas e num ombro . Dez dias depois do ataque, continuava internada no Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital de São João, no Porto. Está consciente, embora o seu estado de saúde seja periclitante, apurou o JN junto de amigos da vítima.
Após o crime o arguido pôs-se em fuga e ficou “em paradeiro desconhecido”. A PJ, no entanto, acabou por encontrá-lo e deteve-o. Foi depois apresentado a um juiz de instrução criminal, que o pôs em prisão preventiva.
A vítima, que já havia partilhado habitação com o agressor, vivia sozinha. A sua mãe está emigrada em França, de onde já regressou para acompanhar a filha neste “momento difícil”, contaram amigos ao JN.