Um bebé de quatro meses está internado, desde o inicio do mês, em estado "muito grave e com prognóstico reservado" no Hospital de São João no Porto. Há suspeitas de maus-tratos e o caso está a ser acompanhado pelas autoridades judiciárias.
Corpo do artigo
A criança, um menino, deu entrada no São João, no dia 4 de agosto, transferida de outro hospital. Segundo fonte oficial daquela unidade de saúde do Porto, "foi internada no Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica, com um quadro clínico considerado muito grave e com prognóstico reservado".
O hospital adianta que o bebé "está a ser acompanhado por uma equipa especializada de profissionais, sendo que a situação clínica continua a ser bastante complexa e preocupante".
Suspeita de maus-tratos
Há suspeitas de que a criança tenha sido vítima de maus-tratos. O caso está a ser seguido pelo Ministério Público/DIAP/PJ e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da área de residência, que será Chaves.
A mãe, atualmente com 18 anos, e a avó (de 38) do bebé estiveram envolvidas, em 2016, num crime que chocou pelos seus contornos, quando a segunda, na companhia de um jovem, de 19 anos, matou o namorado da filha, com 15 anos. Tentaram queimar o cadáver e, não o conseguindo, enterraram o corpo no jardim de uma casa que sabiam estar desocupada.
Com apenas 12 anos, a filha foi acusada de profanação de cadáver, por ter ajudado a enterrar o corpo do namorado, e foi institucionalizada.