Três cadastrados, entre os 22 e os 33 anos e residentes no Porto e Matosinhos, cometeram cerca de 40 assaltos desde o início deste ano. No mesmo período, furtaram tantos ou mais carros para arrombar as montras de grandes superfícies comerciais e estabelecimentos situados entre Braga e Figueira da Foz. O trio arrecadou largas dezenas de milhares de euros com os crimes, mas, na terça-feira, foi detido numa operação conjunta da PSP e GNR.
Corpo do artigo
O método usado pelos assaltantes - todos com cadastro desde tenra idade e passagem por centros educativos ainda como adolescentes - era sempre o mesmo. Começavam por selecionar o alvo e fazer o reconhecimento do local escolhido. Em seguida, furtavam dois ou três carros estacionados, na maioria das vezes, na rua, mas que também podiam estar guardados na garagem de um prédio habitacional.
Os suspeitos privilegiavam carros das marcas Volkswagen, Audi ou Seat, do mesmo grupo automóvel, porque dispunham de conhecimentos técnicos e equipamento eletrónico para pôr motores destas marcas a trabalhar rapidamente.