Operação da GNR e da PSP trava rede responsável por dezenas de furtos no Norte e Centro
A GNR e a PSP detiveram, numa operação conjunta realizada ontem, três homens, com idades entre os 22 e os 33 anos, suspeitos de integrar uma rede criminosa responsável por dezenas de furtos em estabelecimentos comerciais no Norte e Centro do país.
Corpo do artigo
A operação, batizada de "Golden Boys", resulta de uma investigação que decorria há mais de seis meses, iniciada na sequência de uma vaga de assaltos que, pela sua frequência e violência, gerou alarme social e causou elevados prejuízos a comerciantes.
Os suspeitos, refere a GNR, em comunicado divulgado esta quarta-feira, furtavam viaturas em vários pontos da região Norte, "utilizando-as posteriormente para arrombamentos em estabelecimentos comerciais" e um dos detidos "está ainda referenciado pela utilização de arma de fogo contra pessoas, num posto de abastecimento de combustível".
No decurso da operação, foram realizadas seis buscas domiciliárias e uma busca não domiciliária, que resultaram na apreensão de 3.200 euros em numerário, duas réplicas de arma de fogo, três viaturas, 12 computadores portáteis, seis telemóveis, um televisor, um monitor, diversas ferramentas e artigos utilizados na prática dos ilícitos, várias peças de vestuário furtadas de diferentes marcas, um rádio walkie-talkie, um comando remoto e um íman para remoção de alarmes.
Foram ainda recuperadas duas viaturas furtadas, que se destinavam à prática de novos crimes.
Os três homens foram detidos fora de flagrante delito e serão presentes esta quarta-feira a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Valongo.