Três homens e duas mulheres foram detidos ontem pela GNR de Torres Vedras, por cerca de 40 furtos no interior de outras tantas moradias, em zonas rurais dos distritos de Lisboa, Santarém e Leiria.
Corpo do artigo
O Núcleo de Investigação Criminal de Torres Vedras começou a trabalhar neste caso há quatro meses e, esta terça-feira, realizou sete buscas domiciliárias e deteve os cinco suspeitos, na zona da Pontinha (Odivelas) e da Amadora. Os detidos têm entre 20 e 29 anos, informou em comunicado o Comando Territorial de Lisboa da GNR, havendo entre eles um com antecedentes por furtos e outro por tráfico de droga.
A GNR batizou a operação desta terça-feira com um nome inglês, “West Lunch”, que o capitão da GNR Tiago Machado justificou por os suspeitos terem cometido os crimes, preferencialmente, na zona do “Oeste” e à hora de “almoço”. O comunicado do Comando de Lisboa acrescenta que os assaltantes “aproveitavam a ausência dos proprietários para se introduzirem no interior das suas habitações”.
Segundo esclareceu também Tiago Machado em declarações ao JN, um dos suspeitos tinha como função alugar, em empresas, os automóveis em que os comparsas se deslocavam para os assaltos e para o regresso.
Os alvos eram escolhidos de forma algo aleatória, ainda que incidindo, sobretudo, em moradias de classe média-alta, situadas em meios rurais e onde percebessem que os proprietários estavam ausentes, acrescentou o capitão.
A mesma fonte explicou que o grupo, em que dois dos seus membros são familiares (cunhados), não usava métodos sofisticados para arrombar portas, recorrendo, em geral, a um pé de cabra.
Dentro das casas, furtavam bens de forma algo indiscriminada, desde artigos de ourivesaria e armas a roupas, perfumes e até champôs.
Segundo informou ainda a GNR, nas buscas foram apreendidos nove telemóveis, três mil euros em numerário, 20 relógios de diversas marcas, 30 anéis de ouro, sete fios de ouro, perfumes, bijuteria, malas de marca, uma câmara de filmar, roupas de marca e diverso material utilizado para realizar os furtos.
A operação, em que a GNR de Torres Vedras teve o apoio da Unidade de Intervenção da GNR e ainda a colaboração da PSP, também foram encontradas 246 doses de cocaína, 60 de haxixe, 71 de MDMA e uma balança de precisão. Estas estavam na casa de um dos suspeitos, que também se tornou suspeito do crime de tráfico de estupefacientes.
Todos os cinco detidos são suspeitos dos crimes de furto, havendo ainda um que deverá ser indiciado por condução de veículos com matrículas falsas.
Na quinta-feira, 17 de agosto, os arguidos vão ser presentes a um juiz de instrução de Loures, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.