A esmagadora maioria dos automobilistas que se concentram nos locais fiscalizados pelas autoridades tem os seus carros completamente legais. As modificações às características de fábrica são apenas estéticas e os aficionados criticam as dificuldades legais que enfrentam para adaptar os carros ao seu gosto.
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Rafael Costa tem 29 anos e desde cedo desenvolveu a paixão pelos carros, particularmente os clássicos. Atualmente, tem um BMW e39 série 5. "Tem jantes e películas pretas. Apenas isso, e está tudo averbado no livrete. Assim ando tranquilo, não há problemas", explicou ao JN, numa concentração improvisada, no Grande Porto. Rafael, tal como muitos outros amigos, gosta de conviver no meio dos carros tuning adaptados ao gosto de cada um.
"Podemos trocar os bancos, rebaixar um bocadinho o carro e meter umas jantes. Fica personalizado. É único. É o nosso, sem que haja nenhum igual", explica Tiago Mota, outro tuner que também critica a via-sacra que têm de percorrer para legalizar alterações. "Gostava de modificar mais elementos, mas em Portugal é impossível. Apesar de o carro ficar com a mesma segurança, o [Instituto da Mobilidade e dos Transportes] IMT não deixa. É pena, porque as oficinas podiam trabalhar mais. É um gosto que a gente tem. Não fazemos mal a ninguém", afirma o dono de um Seat Ibiza.
Averbamentos
No IMT, uma alteração de medida de pneus, por exemplo, custa entre 230 e 280 euros. Esta e a colocação de película preta nas janelas traseiras são normalmente aceites sem dificuldades pelo IMT. "Não custa nada legalizar. Uma multa acaba por sair mais caro. Assim, paga-se uma vez as modificações. Fica legal e andamos tranquilos", diz Rafael, que também lamenta a inflexibilidade do IMT. "Em Espanha, podem fazer-se mais alterações e legaliza-se com mais facilidade. Aqui, não deixam fazer muita coisa. Deveria ser mais fácil, porque há muita gente que gosta de alterar os veículos e não pode".
Do "Stance" ao "Street"
No mundo das alterações automóveis, existem várias "disciplinas", segundo o gosto de cada um. O "Stance" consiste numa alteração simples, com rodas largas e um rebaixamento, e enquadra-se no tuning, que abarca outros tipos de mudanças no veículo para o tornar mais vistoso. Podem ser alteradas as zonas exteriores mas também o habitáculo. Há ainda o estilo "Old School", que envolve a modificação externa de veículos clássicos. Estes têm de ter pelo menos 25 anos. Nesta modalidade, os BMW são os mais prezados.
O "street racer" ou "picão" é um carro com suspensão rebaixada e pneus mais largos, mas as verdadeiras modificações estão escondidas debaixo do capô, na potência do motor e na mecânica. Todas ilegais, pois só podem ser usadas em corridas oficiais e nunca na estrada.